Mundo

Brasil regista 4 milhões de novos casos de dengue

O Brasil ultrapassou a marca de quatro milhões de casos de dengue em pouco menos de cinco meses, naquela que já era a pior epidemia da sua história, com uma taxa de incidência histórica de 2.032 contágios por cada 100 mil habitantes, indicam dados do Ministério da Saúde, divulgados na segunda-feira.

04/05/2024  Última atualização 13H50
Autoridades prevêem aumento dos casos até ao fim do ano © Fotografia por: DR

Em meados de Março, o Brasil ultrapassou o número recorde de casos registados em todo o ano de 2023 (1,65 milhões). Além disso, o país registou, de acordo com a última actualização, 1.937 casos devido à dengue e ainda  2.234 mortes em investigação, noticia a CNN Brasil.

A previsão do Ministério da Saúde é de que o Brasil termine este ano com um novo recorde de cerca de 4,4 milhões de casos. Ainda assim, os números mostram que o ritmo de infecção diminuiu muito nas últimas semanas, após o fim do verão, época em que o calor e a humidade favorecem a reprodução do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

A actual epidemia é atribuída aos efeitos do fenómeno meteorológico El Niño, que fez subir as temperaturas e aumentou as chuvas em todo o país, factores que contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue pelo Sistema Público de Saúde, embora o baixo número de doses disponíveis tenha limitado a sua aplicação apenas a crianças e adolescentes.

Entretanto, cinco pessoas morreram e 18 estão desaparecidas, na sequência das fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil, anunciou o Governo regional.  O mau tempo afectou 77 municípios do estado e levou à retirada de uma centena de pessoas de casa. Duas centenas foram encaminhadas para alojamentos de emergência, de acordo com um comunicado das autoridades regionais, divulgado na terça-feira pela CNN Brasil.

"O Governo federal irá juntar-se aos esforços do governo estadual e prefeituras para atravessarmos e superarmos mais esse momento difícil, reflexos das mudanças climáticas que afetam o planeta”, escreveu o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na rede social X (antigo Twitter), depois de um encontro com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo