Política

Brasileiros querem acelerar parceria estratégica acertada

O Brasil está a acelerar o incremento da parceria estratégica com Angola, decorrente dos protocolos firmados por ocasião da visita do Presidente Lula da Silva a Luanda no ano passado. A prova aconteceu ontem, durante um almoço oferecido pelo embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal, aos responsáveis da Câmara de Comércio Angola-Brasil (CCAB) e da Associação dos Empresários e Executivos Brasileiros em Angola (Aebran).

24/04/2024  Última atualização 10H25
Embaixador do Brasil em Angola reuniu-se com empresários © Fotografia por: DR

O presidente da CCAB e da Aebran, Raimundo Lima, destacou a expectativa dos empresários brasileiros de ampliar a sua participação na produção angolana nos próximos anos, em decorrência não só desse apoio do Governo brasileiro a Angola, mas também da melhoria do ambiente de negócios no país.

Além de discutir a contribuição do empresariado neste processo de cooperação bilateral, os representantes da Aebran e da Câmara de Comércio Angola-Brasil ouviram do ministro-conselheiro Eduardo Lessa um esclarecimento sobre a execução dos protocolos Brasil-Angola.

O embaixador destacou os avanços na cooperação no domínio do turismo sustentável, com a criação de novos polos turísticos.

Os empresários procuraram conhecer melhor o relançamento da cooperação bilateral entre os dois Estados nos vários subsectores de transportes e conheceram como o memorando de entendimento entre a Apex Brasil e a Aipex de Angola pode contribuir para a superação do desafio do comércio bilateral, que sofreu uma queda de 70% de 2010 até o ano passado.

O incentivo às pequenas e médias empresas já está a ser implementado através da cooperação técnica entre o Inapem em Angola e o Sebrae no Brasil, com visitas de dirigentes e especialistas a Luanda, como destacou o embaixador.

O adido José Guilherme destacou alguns passos que estão a ser dados na agricultura para suprir as necessidades do aumento da produção e da qualidade de vida no país. Destacou a vinda ao território angolano, nos últimos meses, de três delegações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, que trabalharam com agropecuaristas angolanos e brasileiros aqui instalados, bem como com autoridades e técnicos do Ministério da Agricultura e Florestas de Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política