Desporto

Bruno Fernando ausente da janela de qualificação

Melo Clemente

O internacional angolano, Bruno Fernando, de 25 anos, poste dos Atlanta Hawks da Liga Norte Americana de Basquetebol (NBA), vai falhar a disputa da primeira janela de qualificação para o Campeonato Africano das Nações de 2025, Afrobasket, prova a decorrer de 20 a 27 do corrente na Tunísia.

10/02/2024  Última atualização 11H40
Jogador dos Atlantas Hawks da NBA não fará parte dos convocados de Clarós para a Tunísia © Fotografia por: DR

A par do antigo poste do  1º de Agosto, Selton Miguel, base que actua na NCA, deve, igualmente, falhar a convocatória do seleccionador nacional, Josep Clarós "Pep”, a ser divulgada hoje, sábado.

O facto foi revelado, ao Jornal de Angola, pelo vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Sílvio Lemos.

"Lamentavelmente, não vamos puder, uma vez mais, contar com os préstimos dos atletas que militam nos Estados Unidos da América. O Bruno Fernando tem compromissos com os Atlanta Hawks da NBA, à semelhança do Selton Miguel, que actua no basquetebol universitário”, revelou o antigo base da Selecção Nacional.

Entretanto, a convocatória do combinado nacional está a ser aguardada com enorme expectativa pelos amantes da modalidade.

A lista deve ser preenchida pelos atletas que militam no Unitel Basket, cuja fase regular encerrou no passado sábado.

O vice-presidente do órgão reitor da modalidade no país assegurou que o seleccionador Josep Clarós "Pep” notificou alguns jogadores que militam no Velho Continente (Europa).

"Alguns atletas que militam na Europa foram notificados, no sentido de fazerem parte desta convocatória, visando a disputa da primeira janela de apuramento à fase final do Afrobasket de 2025, com palco na Tunísia”.

A base, avançou,  será formada pelos atletas que estão a disputar o Unitel Basket.

Os hendecacampeões africanos vão trabalhar cinco a seis dias, na capital do país, antes de seguirem viagem para o palco da competição, de acordo explicações de Sílvio Lemos.

"A Selecção Nacional vai trabalhar, em Luanda, por um período de cinco a seis dias, antes de rumar para Tunis, capital da Tunísia”, revelou.

O "cinco" nacional tem marcado, desde a década 80,   presenças regulares nas fases finais dos Campeonatos Africanos da "bola ao cesto”.

Angola, com onze troféus conquistados, é a nação mais titulada do continente berço da humanidade, seguida do Egipto e Senegal, ambas com cinco títulos alcançados.

A Selecção está inserida no Grupo E, ao lado do país anfitrião, Tunísia, Guiné, adversário de estreia, e a República do Quénia.

Seleccionador aguardado em Luanda

O seleccionador nacional, Josep Clarós "Pep”, chega a Luanda nos próximos dias, a fim de dar início a preparação da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, tendo em vista a disputa da primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto do vice-presidente da FAB, Sílvio Lemos.

"Estamos a trabalhar para que o seleccionador nacional chegue nos próximos dias a Luanda, a fim de dar início aos trabalhos de preparação, visando a disputa da janela de apuramento ao Campeonato Africano das Nações”, disse.

O técnico catalão, que viu o seu vínculo contratual com a direcção da FAB a ser prolongado no princípio do ano passado, tem como missão qualificar Angola à fase final do Campeonato Africano das Nações.

Depois de orientar os hendecacampeões africanos na Copa do Mundo de 2023, prova disputada nas Filipinas, Indonésia e Japão, Josep Clarós "Pep” seguiu viagem para a sua terra natal (Espanha). Na Copa do Mundo, Angola quedou-se na 25º posição, num universo de 32 nações.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto