Desporto

Cadetes somam 23 medalhas no segundo dia de competição

Rosa Napoleão

Jornalista

Vinte e três medalhas é o saldo das selecções nacionais de cadetes, no Luanda Open Continental de Judo, prova sob a égide da Confederação Africana da modalidade, que se disputa até amanhã no Pavilhão Arena do Kilamba.

06/04/2024  Última atualização 11H45
Seniores tentam somar pontos no evento visando à presença na maior montra do desporto © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

Com a participação de 49 atletas angolanos e dois de São Tomé e Príncipe, no escalão de cadetes Angola conquistou dez medalhas de ouro, oito de prata e cinco de bronze. Os  judocas são-tomenses foram incapazes de subir ao pódio.

Em masculinos, Francisco Bambi (-55kg), Nzuiki Mayamba (-60 kg), João Token (-66 kg) e António Camapele (- 73kg) são os atletas que terminaram os combates de ouro ao peito. José Zembele, Adelino Simão, Elídio Buaca, Alexael Tavares e Alberto Nunes contribuíram com prata e bronze.

Na classe feminina, Rossana Alberto (-44 kg), Helena dos Santos (-48 kg), Zola Glória (-52 kg), Yola Piedade (-57 kg), Catarina Pedro (-63 kg) e Calmita Samba (-70 kg) subiram ao pedestal mais alto do pódio.

As judocas Ava Vilarigues (-44 kg), Noémia André (-48 kg), Francisca Manuel (-52 kg), Jemima Muengo (- 57 kg), Isabel Queque (-55), Juliana Miguel (-57 kg) e Malcleny Santos (-63kg) ganharam as medalhas de prata e de bronze.

Em declarações ao Jornal de Angola, Helena dos Santos, de 16 anos, mostrou-se satisfeita pelo feito.

"Estou feliz por ter conseguido a medalha de ouro. Fiz uma luta difícil com a colega Laurinda Tiombe e venci. Trabalhei duro na preparação, porque a minha meta era o pódio. Agora vou trabalhar para não baixar de rendimento. Ainda temos o nacional”, disse.

Por sua vez, Zola Glória, também medalha de ouro, reconheceu o trabalho desenvolvido pelos seus treinadores.

"Felizmente consegui alcançar o objectivo, que é o ouro. O trabalho vai continuar. Falta disputar o Provincial e Nacional. Quero estar no Africano de cadetes. O meu desejo é subir novamente no pódio”.

O judoca Token João medalha de ouro nos -66 kg dedicou o feito ao seu clube Xavier Samacau, do Huambo.

"Consegui este resultado por causa do apoio dos colegas e treinadores. Gostava de continuar a competir neste torneio, mas só estou inscrito na categoria de cadetes. A promessa fica para o Campeonato Nacional. Com certeza vou medalhar”, prometeu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto