Desporto

CAF sorteia esta noite grupos de apuramento ao CAN' 2025

Betumeleano Ferrão

Isenta da fase preliminar que se disputa no próximo mês, a Selecção Nacional está na expectativa para conhecer os adversários com os quais vai disputar o apuramento para o CAN' 2025. A CAF realiza, hoje, no Cairo, Egipto, o sorteio dos doze grupos dos quais sairão os 24 finalistas que de 23 de Julho a 21 de Agosto vão lutar pelo passe ao Marrocos.

20/02/2024  Última atualização 08H07
© Fotografia por: DR

Em busca da décima presença, segunda consecutiva, a equipa Nacional subiu a fasquia com a excelente prestação no recém-terminado Campeonato Africano da Côte D’Ivoire, chegou aos quartos-de-final, sendo por isso que entra para o apuramento com o único pensamento de ficar com um dos dois lugares da sua série ou grupo.

Os Palancas Negras subiram muitos lugares no ranking mundial e africano, consequência do que fizeram no CAN 2023, sendo esta uma garantia segura para conseguir um apuramento tranquilo, tendo em conta que a CAF, nos seus sorteios, procura sempre dividir o mal pelas aldeias, ao colocar as selecções em vários potes que reflectem o valor competitivo de cada integrante do quarteto da série ou grupo.

Embora a CAF, ainda, não tenha tornado público todos os potes, o objectivo do sorteio é sempre o de semear o trigo com o jóio, ou seja, misturar as melhores selecções com outras de qualidade inferior, para que via de regra na fase final do CAN estejam os mais cotados, em termos competitivos, sendo que para preencher este item a CAF olha muito para a prestação das selecções no campeonato africano.

A correr contra o tempo, a CAF criou um apertado calendário de três meses para fazer disputar o apuramento ao CAN 2025, que pela segunda vez na história vai ser realizado pelos marroquinos, a primeira foi em 1988. Assim, em cada mês serão disputadas duas jornadas numa semana, ou seja, de 2-10 de Setembro disputar-se-ão as duas rondas iniciais, a terceira e a quarta estão previstas para de 7 a 15 de Outubro, enquanto de 11 a 19 de Novembro acontecerão as duas derradeiras.

A semelhança do que fez a FIFA e a UEFA, a CAF também seguiu a inovação alheia, motivo por que a Côte D’Ivoire, campeã em título, também, será incluída no lote das selecções que vão tentar garantir o apuramento. Antes dessa mudança recente, a campeã em título não precisava mais disputar a fase de qualificação, aguardava apenas a chegada do CAN para defender o que conquistou dois anos antes.

Por razões diferentes, Marrocos, país organizador, também vai disputar a fase de qualificação, mas de forma decorativa, ou seja, a sua presença na competição não depende de terminar entre os dois primeiros. O único "inconveniente” para quem estiver na série do organizador, é que a CAF não aumenta o número de apurados, isto é, o terceiro classificado nunca é repescado, porque o anfitrião do campeonato africano terminou num dos dois lugares que dão o apuramento.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto