Desporto

CAHB divulga data do sorteio com ausência dos Guerreiros

Silva Cacuti

Jornalista

A Selecção Nacional sénior masculina de andebol vai, definitivamente, falhar a participação no torneio dos Jogos Africanos, por não constar entre as equipas inscritas na grelha do sorteio da competição.

20/02/2024  Última atualização 08H20
As Pérolas serão, seguramente, as únicas representantes de Angola no torneio dos Jogos de Accra © Fotografia por: DR

O sorteio está marcado para 24 do corrente, de acordo com a comunicação da Confederação Africana de Andebol (CAHB).

O Ministério da Juventude e Desportos (Minjud) é o responsável pela inscrição da Missão Angolana aos Jogos, contudo, ainda não se referiu ao caso.

Em recentes declarações ao Jornal de Angola, José do Amaral "Maninho", presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND) revelou que a equipa constava de uma suposta lista de espera, devido ao grande número de países que manifestaram interesse em participar na prova, a contrastar com o reduzido número de equipas previstas no torneio.

O líder federativo não explicou o que levou o conjunto angolano a aparecer na lista de espera. A nível da família da modalidade surgem rumores segundo os quais terá havido esquecimento ou falha no procedimento de inscrição entre a federação e o Minjud.

"Houve algum estrangulamento no processo de inscrição, alguma anomalia, só assim se justifica que um detentor do troféu fique de fora da competição. Alguém tem de vir explicar", exclamou Bernardo dos Santos, antigo praticante. 

O torneio masculino, tal como o feminino, inscreve 10 equipas e inclui formações menos cotadas, com o Togo, Benin e Zâmbia. Angola é a campeã da última edição do torneio, disputada em Rabat, Marrocos, em 2019. Na prova feminina as ausências de realce são da República do Congo e da Cote d´Ivoire.

As Pérolas, campeãs em título, aguardam o sorteio, com as selecções do Mali, Ghana, Argélia, Burkina Faso, Camarões, Marrocos, RDC, Uganda e Zâmbia.

Equipa já trabalha com bola

O aprimoramento da componente defensiva, ofensiva e da táctica dominaram, ontem, em Luanda, a primeira sessão de treino da Selecção Nacional sénior feminina de Andebol, visando os Jogos Africanos de Accra,), de 13 a 22 de Março.

Em duas horas, a sessão matinal decorreu no pavilhão Paulo Bunze, com a envolvência das dezanove jogadoras pré-seleccionadas pelo seleccionador, Carlos Viver, das quais doze do 1.º de Agosto e sete do Petro de Luanda.

A Selecção Nacional, também designada de Pérolas), procura a revalidação do título obtido em 2019, em Rabat (Marrocos), com vitória sobre os Camarões, por 28-25.

Eis a lista das convocadas:

Marta Alberto, Eliane Paulo, Paulina da Silva (Guarda-redes), Nairia Caquintas, M'Bongo Masseu (Ponta esquerda), Dolores do Rosário, Luzia Kiala (Ponta direita), Liliane Mario, Thayane Castro, Estefânia Venâncio (Pivô), Bernadeth Belo, Marilia Quizelete (Lateral esquerda), Chelcia Gabriel, Regina Lino, Dalva Peres (Central), Vilma Nenganga, Juliana Machado (Meia distância direita), Vivalda da Silva e Isabel Guialo (Meia distância esquerda).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto