Desporto

“Calcanhar da Paz” afasta Mali do CAN 2023

Omar Prata

A Côte d’Ivoire esteve a perder com o Mali, este sábado, por 0-1, nos quartos-de-final, mas mostrou resiliência e afastou as Águias, por 2-1, com nove unidades, no Estádio de la Paix, em Bouaké, no Campeonato Africano das Nações (CAN).

03/02/2024  Última atualização 21H25
© Fotografia por: AFP

Os Elefantes nunca tinham perdido com as Águias e queriam manter o cadastro limpo neste duelo entre países vizinhos.

Por outro lado, os pupilos de Éric Chelle pretendiam estragar a festa dos homens da casa que querem continuar a fazer sonhar o país depois de renascerem das cinzas.  

Foi dos malianos a primeira perdida com um penálti falhado, por Adama Traoré, após um derrube na área de Kossonou sobre Lassine Sinayoko aos 15 minutos, tendo visto o primeiro amarelo.

 E aos 43 minutos viu o segundo, acabando na rua. Para prevenir que outro jogador viesse a ser expulso, o técnico da Côte d’Ivoire retirou Christian Kouamé que já tinha amarelo por Sébastien Haller.

Na primeira parte tudo ficou igualado.

Na segunda metade do encontro, Adama Traoré foi descansar enquanto Nene Dorgeles foi lançado, aos 63 minutos, num jogo especial para si porque tem ligações à Côte d’Ivoire.

Ao minuto 71’, foi dele um dos melhores golos do torneio com um pontapé que descreveu um arco perfeito com Yahia Fofana pregado ao solo.

Aos 73 minutos, Emerse Faé trocou Max Gradel por Oumar Diakité e esta substituição foi uma das mudanças cruciais para os ivoirenses, já a outra ocorreu aos 86 minutos com a entrada de Simon Adingra por Jean Seri.

Chegados aos 90 minutos, os primeiros frutos foram colhidos pelo técnico dos Elefantes quando num lance de insistência Simon Adingra fez o empate para levar o Estádio de la Paix ao delírio.

Seguiu-se o prolongamento, e o mote da crença dos Elefantes que iam crescendo à medida que o tempo passava foi dado com um cabeceamento à barra por parte de Haller no minuto 96.

Aos 111, Oumar Diakité viu um amarelo. 

Posteriormente, aos 120+2, Oumar Diakité que nunca tinha marcado um golo pela Côte d’Ivoire com bastante astúcia e um sublime toque de calcanhar deu mesmo a vitória ao conjunto da casa, mas na altura de festejar tirou a camisola diante da explosão da alegria e acabou expulso, ficando de fora do próximo jogo.

Com este resultado, os ivoirenses vão enfrentar os congoleses na meia-final, enquanto a Nigéria aguarda o vencedor do Cabo Verde vs África do Sul.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto