Desporto

Campeão nacional chama “Onda Amarela” ao Estádio

Honorato Silva

Jornalista

A aquisição dos títulos Jornal de Angola e Jornal dos Desportos, desde segunda-feira até sexta-feira, habilita o leitor a ganhar um bilhete para o jogo Petro de Luanda-TP Mazembe, sábado, às 17h, no Estádio Nacional 11 de Novembro, referente à segunda “mão” dos quartos-de-final da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol.

02/04/2024  Última atualização 08H10
O que se quer é um estádio cheio de um público vibrante © Fotografia por: DR

A grande "Onda Amarela” dos adeptos tricolores é chamada a estar presente, em massa, na imponente catedral desportiva, para puxar pelo embaixador angolano na disputa do acesso às meias-finais da mais importante prova continental de clubes, na conclusão da eliminatória que saiu empatada, sem golos, de Lubumbashi.

Quase dois anos depois do desafio de 16 de Abril de 2022, terminado num triunfo dos petrolíferos, por 2-1, na recepção aos sul-africanos do Mamelodi Sundows, na primeira "mão” dos quartos-de-final da eliminatória ganha pela formação do Eixo Viário, as claques do futebol são convocadas a empurrar o campeão do Girabola à terceira presença, na última barreira da discussão do título continental.

O apelo é dirigido aos adeptos do futebol e do desporto no geral, independentemente das cores clubísticas, como forma de travar o agigantamento do representante do país vizinho, que conta com o apoio da sua vasta comunidade, nomeadamente em Luanda. Serve de exemplo o cenário registado em 2018, diante do 1º de Agosto, na disputa da mesma etapa da competição, na qual a claque afecta ao TP Mazembe chegou a ocupar quase 40 por cento dos 50 mil lugares da lotação do 11 de Novembro.

Organização em alerta

Avisada da força mobilizadora do adversário, a máquina organizativa do Petro de Luanda ensaia soluções tendentes à chegada e saída dos adeptos, livres de constrangimentos, dado o facto de o recinto desportivo estar localizado numa zona com limitações na cobertura da rede de transportes públicos.

Sidónio Malamba, da área de Comunicação e Marketing do clube tricolor, chama pelas claques, ao mesmo tempo que alerta: "Neste momento, não vamos olhar apenas para o Petro. É o país a disputar um lugar de destaque no continente. Deste modo, contamos com a presença em massa dos adeptos. Mas, com civismo e respeito pelo próximo. Temos de preservar os meios colocados à disposição. Os autocarros alugados para transportar os adeptos não devem ser vandalizados, como já aconteceu. Isso acarreta custos avultados ao clube e, de igual modo, a recusa das operadoras de transportes públicos, em voltar a prestar tal serviço.”

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto