Desporto

CAN 2023: Conheça as Selecções apuradas para os quartos

Omar Prata

Terminada a ronda dos oitavos-de-final, eis as selecções apuradas para os quartos-de-final e o respectivo calendário dos jogos do Campeonato Africano das Nações (CAN) na Côte d'Ivoire.

30/01/2024  Última atualização 23H36
© Fotografia por: Vigas da Purificação
Sexta-feira, 2 de Fevereiro

Nigéria vs Angola às 18 horas, no Estádio Félix Houphouët-Boigny, em Abidjan. 

Para os Nigerianos, este jogo significa uma desforra com anos de atraso. Após ficarem de fora do Mundial 2006, Figueredo e Akwá, até hoje, não saíram do imaginário colectivo das Super Águias.

Por outro lado, a partida traz outro tónico com uma das melhores defesas da prova, com apenas um golo sofrido, a enfrentar o melhor ataque da prova (31 remates, 19 dos quais à baliza e nove golos marcados). 

Angola parte confiante para o encontro, apesar do favoritismo ainda pender para o lado adversário. Se os comandados de Pedro Gonçalves mantiverem a pontaria afinada poderão conseguir um inédito lugar nas meias-finais do CAN. 

O vencedor enfrenta Cabo Verde ou África do Sul nas meias-finais. 

República Democrática do Congo (RDC) vs Guiné-Conacri  às 21 horas, no Estádio Alassane Ouattara, em Abidjan. 

Após eliminarem a Guiné Equatorial, os guineenses surgem aqui diante de uma formação da RDC que superou o Egipto nos penáltis. 

Os congoleses terão de conseguir neutralizar a capacidade ofensiva de Mohamed Bayo e a acção de Morgan Guilavogui, enquanto do outro lado os Syli National têm de assegurar que Meshack Elia, Wissa, Théo Bongonda e outras unidades atacantes não desfrutem do à vontade para trocar a bola. 

É um encontro sobre o qual podemos antecipar que um bom espectáculo de futebol. 

O vencedor terá pela frente Mali ou Côte d'Ivoire nas meias-finais. 


Sábado, dia 3 de Fevereiro

Mali vs Côte d'Ivoire às 18 horas, no Estádio de la Paix, em Bouaké. 

Os homens da casa "enviaram para casa" o Senegal, que era o favorito ao título, agora terão que medir forças com as Águias que têm uma das selecções mais perigosas da competição, sobretudo com Lassine Sinayoko a atravessar um grande momento de forma. 

Por sua vez, os Elefantes, que estão a ser orientados pelo interino Emerse Faé, querem aproveitar surfar na onda do grande resultado obtido nos oitavos para rumar às meias e contam com os esforços de Franck Kessié e Seko Fofana para liderar as tropas. 

Prevê-se um jogo bastante equilibrado. 

O vencedor deste encontro cruza com RDC ou Guiné-Conacri. 


Sábado, 3 de Fevereiro.´
Cabo Verde vs África do Sul às 21 horas, no Estádio Charles Konnan Banny, em Yamoussoukro. 

Os Tubarões Azuis estão perto de chegar às meias, mas para isso precisam de superar os Bafana Bafana, naquele que é o jogo mais importante da história da formação insular. 

Por sua vez, os comandados de Hugo Broos querem "arruinar" as aspirações dos pupilos de Bubista e perseguir o segundo título do CAN, uma vez que a última conquista foi em 1996 quando venceram a Tunísia na final. 

Será outro embate muito disputado, sem que seja possível definir que irá ganhar, mas os sul-africanos são favoritos sendo que eliminaram Marrocos, outro dos candidatos à glória no torneio. 

O vencedor desta partida jogará com Angola ou Nigéria. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto