Desporto

CAN: Nwabali "carrega" Nigéria até à final 11 anos depois

Omar Prata

A Nigéria garantiu, esta quarta-feira, a passagem à final do Campeonato Africano das Nações (CAN), 11 anos depois, com uma vitória, por 4-2, frente à África do Sul. O herói das Super Águias foi Stanley Nwabali que defendeu dois penáltis.

07/02/2024  Última atualização 20H57
© Fotografia por: CAF_Online

A África do Sul esteve melhor na primeira parte e tentou explorar bolas nas costas dos defesas. Na melhor oportunidade que os Bafana Bafana tiveram à disposição obrigaram Stanley Nwabali a uma bela defesa com a luva já perto do intervalo.

Na segunda parte, a Nigéria apareceu mais pressionante e mais activa.

Coube a José Peseiro o toque de "varinha mágica” quando lançou Samuel Chukwueze e Alhassan Yussuf por Moses Simon e Alex Iwobi que tiveram um impacto imediato no jogo.

A influência dos substitutos ficou evidente aos 66 minutos quando Victor Osimhen aparece solto a pegar na bola e a fintar Mvala para cavar uma falta na grande área.

Antes do penálti, segredou ao ouvido de William Troost-Ekong.

Aos 67 minutos, o defesa que já tinha marcado frente à Côte d’Ivoire, na fase de grupos, bateu rasteiro e enganou Ronwen Williams, o herói da marca dos 11 metros, que defendeu quatro penáltis, nos quartos-de-final, no duelo com Cabo Verde.

Aos 86 minutos, quando a Nigéria podia ter dado a estocada final, Victor Osimhen viu um golo anulado porque o VAR decidiu que Alhassan Yussuf fez falta na grande área e as imagens mostraram que sim.

Aos 88 minutos. Teboho Mokoena restabeleceu a igualdade para a África do Sul com a bola para o lado Nwabali para o outro.

No último lance da partida, Mokoena voltou a estar envolvido com uma cobrança bem puxada que o guardião nigeriano defendeu para frente e Mudau falhou um golo cantado por cima.

No prolongamento, na primeira parte ambas selecções pouco fizeram.

Na segunda parte, José Peseiro fez descansar a estrela da companhia, Victor Osimhen por Terem Moffi que ganhou na corrida a Kekana e foi expulso tendo ditado um livre que não foi aproveitado pelo suplente utilizado, Kelechi Iheanacho.

Na marcação dos 11 metros, Stanley Nwabali defendeu dois penáltis cobrados por Teboho Mokoena e Evidence Makgopa, enquanto Ola Aina atirou por cima e Kelechi Iheanacho sentenciou o encontro.

Com este resultado, as Super Águias voaram até à final onde aguardam o vencedor entre Leopardos e Elefantes para continuar a alimentar a ambição de chegarem ao quarto título do CAN. 

Por outro lado, a África do Sul, de Hugo Broos, vai ainda disputar o jogo do terceiro e quarto lugar com o perdedor do embate disputado no Estádio Alassane Ouattara na noite desta quarta-feira. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto