Desporto

CAN: Super Águias e Bafana Bafana discutem passe

Jorge Neto

Jornalista

Evitar ao máximo levar o jogo à decisão das grandes penalidades, deverá ser um dos objectivos da selecção da Nigéria na partida de hoje, às 18h00, no Estádio Abuya, com a África do Sul, na abertura das meias-finais do CAN´2023, que decorre na Côte d'Ivoire.

07/02/2024  Última atualização 08H50
© Fotografia por: DR

O guarda-redes sul-africano, Ronwen Williams, é um dos maiores especialistas da actualidade em grandes penalidades. O jogador do Mamelodi Sundowns foi o grande herói na eliminatória dos quartos-de-final da competição. Os nigerianos ainda não disputaram uma eliminatória terminada na marcação do castigo máximo. Os Bafana Bafana são mais um adversário a ultrapassar para alcançar o principal objectivo na competição, que passa por conquistar o troféu.

As Super Águias afastaram nos oitavos-de-final os Camarões, vitória por 2-0, e Angola, por 1-0, colocando-se na "pole position" dos favoritos a vencer a maior competição de futebol no continente. Contudo, terão de passar pelos Bafana Bafana, que contam também com o médio Mokoena e o avançado Percy Tau. Os nigerianos confiam no médio ofensivo Iwobi e nos avançados Lookman e Osimhen para vencer os sul-africanos, num desafio em que entram com uma dose de favoritismo, apesar de terem de o provar em campo. Nesta fase da competição, as equipas comungam os mesmos objectivos e os erros não são permitidos.

O seleccionador da Nigéria, o português José Peseiro, reconhece as dificuldades que vai enfrentar diante do conjunto orientado pelo belga Hugo Broos. O ataque das Super Águias marcou seis golos e sofreu apenas um. Nos cinco jogos disputados na prova, os nigerianos somam quatro vitórias e um empate. Do lado contrário, em apenas dois jogos, a África do Sul apontou seis golos, com uma goleada de 4-0 imposta à Namíbia e venceu o Marrocos por 2-0, tendo ficado em branco em quatro desafios. Os Bafana Bafana registaram dois triunfos, igual número de empates e uma derrota. Nos desafios entre si, as Super Águias dominam o registo, com oito vitórias, cinco empates e apenas uma derrota.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto