Desporto

Candidatos devem ajustar as listas até terça-feira

Jorge Neto

Jornalista

Os três candidatos à presidência do 1º de Agosto têm até a próxima terça-feira, para conformar as listas no sentido de estarem elegíveis às eleições do dia 30 de Março, para o quadriénio 2024-2028, segundo o comunicado da Comissão Eleitoral (CE).

10/03/2024  Última atualização 10H13
Trio de concorrentes para direcção da formação agostina aguarda início da campanha © Fotografia por: DR
A decisão decorre da avaliação feita na última sexta-feira, na sede do clube militar dos documentos apresentados pelos concorrentes. A CE presidida por Pedro Neto, secretário Paulo Madeira e o escrutinador N´gouabi Salvador, deu a moratória de setenta e duas horas para cumprirem as exigências.

Na presença do candidato Egas Viegas e do mandatário José de Araújo (Lista A), dos delegados de Gouveia Sá Miranda, Manuel Katendi, Pedro Calado e Carlos Alonso "Cali" (Lista B), do pretendente à sua sucessão, Carlos Hendrick, acompanhado de Afonso Garrido e Clarisse Gaspar (Lista C), foram informados dos processos em falta.

O comunicado destaca que "da verificação da conformidade preliminar das listas, constatou existirem inconformidades em todas elas, no entanto, passíveis de serem ultrapassadas".

Segundo o documento, num espírito de isenção e rigor, mas também de cordialidade e compreensão mútua, "os candidatos, mandatários e comissão eleitoral, acordaram unanimemente, que todas as listas devam conformar-se, dentro dos prazos definidos no Calendário Eleitoral".

A decisão relativa às reclamações será divulgada na próxima quarta-feira, às 15h00, na sede do clube. Os candidatos elegíveis estarão autorizados a iniciar a campanha eleitoral do dia 14 a 28, às 23h59', em todo o país.

Às eleições decorrem no dia 30 do corrente, das 9 às 12h00, na Cidade Desportiva, sendo que a publicação dos resultados oficiais acontece no mesmo dia, três horas depois, ou seja da conclusão do escrutínio. O novo presidente de direcção toma posse às 17h00, do dia 8 de Abril, no CODENM.

O jurista, Egas Viegas é o candidato mais novo, com ideias novas e promete resgatar a mística do Clube Central das Forças Armadas Angolana nas competições.

Já o general Gouveia Sá Miranda surge como a alternativa à actual direcção para voltar a colocar o D'agosto no lugar que pertence no desporto nacional.

Por sua vez, o general Carlos Hendrick concorre à própria sucessão em busca do quarto mandato para finalizar os projectos iniciados em 2011, ano em que assumiu a direcção da formação militar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto