Desporto

Captura de tubarão marca competição

Júlio Gaiano | Lobito

Jornalista

A captura de um tubarão de aproximadamente 2,5 metros e solto com vida constitui o destaque no Torneio Internacional de Pesca Desportiva de Alto-mar, denominado Lobito Billfish Classic, que desde a passada sexta-feira, 22, decorre na província de Benguela. A prova termina hoje antevendo maior despique entre os protagonistas da competição na busca da melhor pontuação.

24/03/2024  Última atualização 13H17
Pesca Desportiva de Alto-mar, denominado Lobito Billfish Classic © Fotografia por: DR
Está é uma prova bastante desafiante em função da escassez do pescado no alto-mar. Só para se ter uma ideia, no primeiro dia, durante a jornada, foram capturados apenas seis (6) peixes de bico (veleiro) e três dourados, para além de um tubarão pela formação lobitanga Lalala Fishing Team, soltando-o com vida ao mar. No entanto, o realce recai de igual forma no registo do maior exemplar do Dourado (10,6kg) capturado por Hélder Pereira.

Já no segundo dia (ontem), o cenário terá melhorado de forma significativa. Até às 12h30, os registos apontavam o dobro de pescado da espécie de bico, com grande destaque para as equipas de Benguela que coleccionaram seis peixes dos 12 capturados das profundezas das águas do mar. Os restantes couberam às equipas de Luanda (3) e estrangeiras, nomeadamente, inglesa (2) e francesa (1).

Para hoje, último dia, as equipas voltam às hostilidades, a partir das 7h00’, num desafio que se prolongará até às 16h00’. A chegada das embarcações à marina está aprazada para as 17h00.  Uma hora depois, procede-se ao fecho de pesagem e afixação dos resultados do júri.

A cerimónia do encerramento de entrega de prémios aos vencedores e respectivos certificados de participação acontece horas depois no Clube Náutico do Lobito, prevendo a presença de entidades do governo local e oficiais da Federação Angolana da Pesca Desportiva (FAPD), bem como outros convidados da sociedade benguelense.

A organização estendeu o convite ao governador provincial Luís Nunes para fazer parte do evento que conta com a participação do Team Náutico, Vida Louca, Só Pra Contrariar, Malta Kianda, Half Kilo, Team Izon Two, Akwalunga, Azores Lures Team, Lalala Fishing Team, Bravos da Baía e Trouble Maker.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto