Desporto

Cestinha do Unitel Basket entre os convocados de “Pep”

Melo Clemente

Valdemar Avelino terminou a fase regular do Campeonato com 373 pontos e superou na concorrência Carlos Morais

11/02/2024  Última atualização 11H05
Extremo base do Futebol Clube Vila Clotilde chega aos hendecacampões aos 20 anos © Fotografia por: DR

O extremo base do  Vila Clotilde, Valdemar Avelino, melhor marcador da fase regular da 46ª edição do Campeonato Nacional  sénior masculino de basquetebol (Unitel Basket), com 373 pontos, constitui a principal novidade da lista da Pré-Selecção Nacional divulgada ontem, tendo em vista à disputa da primeira janela de qualificação ao apuramento ao Afrobasket de 2025, prova a decorrer de 20 a 27 do corrente, na Tunísia.

As boas exibições que patenteou na 46ª edição do Unitel Basket ao serviço do clube do bairro Maculusso aliado à regularidade contribuíram para a chamada pela primeira vez à Pré-Selecção Nacional.

No grupo constituído por 16 atletas destaque ainda para as presenças do jovem Elcane Paca ( 22 anos), base do 1º de Agosto, terceiro melhor artilheiro da fase regular do "Nacional da bola ao cesto”, com 320 pontos marcados, em 22 partidas disputadas, para além de Aginaldo Neto, 17 anos, base da NBA-África Academy.

José Dimitri Maconda, base que representou os hendecacampeões africanos na Copa do Mundo de 2023, competição disputada em três países diferentes designadamente Filipinas, Indonésia e Japão, foi preterido pelo seleccionador nacional, Josep Clarós "Pep”, à semelhança do internacional angolano, Carlos Morais, triplista do Petro de Luanda.

Bruno Fernando, poste dos Atlanta Hawks, e Selton Miguel, base que actua no basquetebol universitário dos Estados Unidos da América, falham a disputa da primeira janela de apuramento ao Campeonato Africano das Nações, devido aos compromissos com as respectivas agremiações.

Entretanto, dos 16 jogadores convocados pelo seleccionador nacional para a operação Tunísia, 11 actuam na 46ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol (Unitel Basket), competição que reata apenas em Março, por força do compromisso do cinco nacional e a Taça de Angola.

Os hendecacampeões africanos estão inseridos no Grupo E, ao lado da Tunísia, país que acolhe a janela de apuramento, República da Guiné e Quénia.

Sudão do Sul, nação africana que assegurou o apuramento directo aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, faz parte do Grupo A, com a República Democrática do Congo, Mali, ao passo que a quarta selecção será conhecida nos próximos dias com a disputa do zonal.

No Grupo B estão as selecções da Nigéria, Cabo Verde e Uganda, ao passo que Senegal, penta campeão africano, Camarões e Rwanda estão inseridos na séria C. Egipto, penta campeão africano, República Centro Africana e Madagáscar fazem parte do Grupo D.

Vinte (20) selecções  subdivididas em cinco grupos de quatro nações cada vão lutar pelas 16 vagas para o Afrobasket de 2025 a disputar-se em local a determinar pela Fiba-Afrique. 

Transitam para a fase final as três primeiras classificadas de cada grupo mais o terceiro melhor colocado.

Eis a lista completa: Bases - Childe Dundão, Gerson Domingos, Aginaldo Neto e Elcane Paca; Extremos base - Gerson Gonçalves "Lukeny”, Milton Valente, Valdemar Avelino e Hélder Fernandes; Extremos - Eduardo Francisco, Wilson Ambrósio e Kenneth Manuel; Postes - Macachi Brás, João Fernandes, Aboubakar Gakou, Sílvio Sousa, Jilson Bango e Teotónio Dó.


Operação Tunísia arranca amanhã no Arena

A Pré-Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol arranca amanhã, no Pavilhão Arena do Kilamba, com os trabalhos de preparação, tendo em vista à disputa da primeira janela de qualificação para a fase final do Afrobasket de 2025.

A revelação foi feita ontem pelo vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Sílvio Lemos.

"Os trabalhos de preparação arrancam na segunda-feira no Pavilhão Arena do Kilamba. Em função da aproximação da data da disputa da primeira janela, temos de começar o trabalho imediatamente”, disse o número dois da FAB.

Entretanto, o seleccionador nacional deve desembarcar em Luanda nos próximos dias, segundo fez saber o responsável federativo.

Aníbal Moreira e Miguel Pontes Lutonda devem assumir o comando dos hendecacampeões africanos que estão dispostos em assegurar presença na fase final do Afrobasket de 2025.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto