Política

Chefe de Estado exorta o novo ministro a promover a vinda de turistas ao país

César Esteves

Jornalista

O Presidente da República, João Lourenço, exortou, segunda-feira, em Luanda, o novo ministro do Turismo, Márcio Daniel, a fazer um diagnóstico para descobrir as razões da fraca adesão de turistas ao país, mesmo depois das condições criadas para o alcance deste desiderato.

02/04/2024  Última atualização 06H40
Presidente da República baixou orientações depois de conferir posse aos novos governantes © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro

João Lourenço baixou a orientação depois de conferir posse aos titulares dos dois departamentos ministeriais agora separados (Cultura e Turismo), Filipe Zau e Márcio Daniel, respectivamente, durante uma cerimónia realizada no Salão Nobre do Palácio Presidencial da Cidade Alta.

"O factor guerra está ultrapassado já lá vão 22 anos, levantámos ou isentamos os vistos aos cidadãos de mais de 90 países, melhoramos o ambiente de negócios no geral e, mesmo assim, o que constatámos, na realidade, é que não sentimos a mudança necessária no que diz respeito à procura do nosso país como um novo destino turístico", ressaltou.

O Chefe de Estado lembrou que o turismo constitui um factor importante para a economia nacional, no quadro do esforço que se vem fazendo para a diversificação da economia, com vista a encontrar outras fontes de receitas, sobretudo de divisas, para impulsionar a economia não petrolífera.

"O turismo é um bom embaixador dos países, porque leva o nome desse país para os quatro cantos do mundo e é um dos sectores que cria bastante emprego", sublinhou o Presidente da República, acrescentando que o turismo pode contribuir, de forma considerável, para baixar os índices de desemprego com que, "infelizmente", o país ainda se confronta.

"Nós estamos a lutar contra o desemprego, sobretudo no seio da juventude", observou. O Presidente da República reconheceu que para o sucesso do turismo no país concorrem outros departamentos ministeriais, tais como os Transportes, Interior (por via do Serviço de Migração e Estrangeiros), Economia, Comércio, as Autoridades locais (a nível da província e do município) e a própria Cultura.

"É um conjunto muito amplo de outras entidades, outros sectores, que, com o seu trabalho, devem convergir para que possamos garantir o sucesso do Turismo", realçou o Presidente da República, exortando o novo Ministério do Turismo para a viragem significativa no quadro do Turismo no país, sublinhando que o país tem, "efectivamente", tudo para ter sucesso neste sector.

O Presidente da República esclareceu, na ocasião, que separou o Ministério da Cultura e Turismo precisamente para que cada um deles se dedique, de forma exclusiva, aos temas ligados ao seu "core business” (núcleo de negócio).

Tomaram, igualmente, posse, na mesma cerimónia, a secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus, e o decretário de Estado para o Turismo, Hélder Jonas Leonardo Marcelino.

No ano passado, o Presidente da República exarou um Decreto por via do qual isenta 98 países de todos os continentes do mundo do visto de turista, tendo a Europa, com 35 países, sido o continente mais abrangido.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política