Sociedade

CICA quer pastores inseridos no sistema de Segurança Social

O novo secretário-geral do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA) defendeu, domingo, em Luanda, a inserção de pastores no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), como forma de garantir a sua aposentadoria.

22/04/2024  Última atualização 08H49
Novo secretário-geral pretende trabalhar com todos os órgãos de Comunicação Social © Fotografia por: DR

Vladimir Agostinho, que discursava durante o seu empossamento, revelou que muitos pastores caem em doenças e alcançam a idade de reforma sem que as igrejas tenham condições para arcar com as despesas. Por isso, tem em vista um projecto para a inscrição dos "homens de Deus” junto do INSS.

O sucessor de Deolinda Dorcas Teca justificou a sua pretensão com o facto de o Estado, através do Sistema de Segurança Social e a Protecção Social Obrigatória, ter o compromisso constitucional de proteger todos os trabalhadores e suas famílias.

Vladimir Agostinho prometeu, também, trabalhar para uma aproximação estreita entre as igrejas cristãs e os órgãos de comunicação social, com a realização de programas ecuménicos que incentivem a pregação de mensagens viradas à mudança de comportamento e à promoção da cultura de paz.

 
Percurso da antecessora

A ex-secretária-geral do CICA disse que, enquanto esteve no cargo, viveu momentos bons e ruins, mas, com as orações, tudo foi superado com êxito, tendo, por isso, encorajado o sucessor a encarar o desafio com fé. "Agradeço a Deus por tudo e a todos os que estiveram comigo ao longo desses dez anos. Desejo ao novo secretário foco, determinação e coragem nesta nova jornada”, desejou Deolinda Dorcas Teca.

Uma das figuras que testemunhou o acto foi a secretária-geral da OMA, Joana Tomás, que destacou a liderança da reverenda Deolinda Tecas no CICA. A líder da organização feminina do MPLA realçou o facto de Deolinda Teca ter quebrado a sequência de homens eleitos à liderança da organização.

Em muitos momentos de turbulência, lembrou, a reverenda revelou-se sempre como uma pacificadora. "Consultada várias vezes, sempre teve uma palavra de consolo e conforto nos momentos de aflição”, disse.

Joana Tomás afirmou ainda que, para as mulheres, deve ser um momento de júbilo o facto de a ex-secretária-geral do CICA ter conseguido congregar mais igrejas para a organização, tornando-a mais forte. Para a secretária-geral da OMA, Deolinda Dorcas Teca deve sentir-se orgulhosa pelo sucesso no mandato.

Joana Tomás salientou que o empossamento do reverendo Vladimir Agostinho é, também, uma honra para a Igreja Metodista, denominação religiosa do novo líder do CICA. "Acompanhamos a sua formação no Zimbabwe, vimos os passos subsequentes e, hoje, estamos a testemunhar mais esta missão que lhe está a ser incumbida em nome de Deus: levar o Evangelho a toda a criatura”, frisou.

A secretária do Bureau Político do MPLA para a Política Social, Maricel Capama, disse que o CICA tem caminhado em parceria com o partido, na materialização de projectos sociais, e accções  muito importantes.


Celeste de Melo e Sandra da Silva

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade