Desporto

Cinco atletas da Huíla integram a Selecção

Gaudêncio Hamelay |Lubango

Jornalista

Mário Chipalanga (-68 Kg), Matias Saprinho (+87Kg), Luciano Muhongo (-80Kg), Teresa Ribeiro (-49 Kg), do Benfica do Lubango e José Sozinho (-58 Kg), do 1º de Agosto, são os atletas da província da Huíla, que integram a Selecção Nacional de taekwondó, com vista à disputa do Torneio Pré-Olímpico e Jogos Africanos.

01/02/2024  Última atualização 10H55
© Fotografia por: DR

Os aspectos técnico-tácticos, resistência e psicológicos dominam a preparação do combinado angolano.  Nos dias 11 e 12 deste mês de Fevereiro, os atletas disputam o Torneio de Qualificação aos Jogos Olímpicos de Paris.

Em Março, dez lutadores representam o país nos Jogos Africanos a ter lugar em Accra, capital do Ghana. Simão Sumbelelo, técnico da academia de taekwondó do Benfica do Lubango, considera um privilégio a Huíla ter quatro atletas na Selecção Nacional.

"É sempre um privilégio para qualquer clube e direcção técnica. Sentimo-nos regozijados com este feito”, destacou Sumbelelo e deseja que haja correspondência entre todos os seleccionados.

"Infelizmente, na história desta arte marcial, nunca tivemos um angolano apurado para os Jogos Olímpicos. Auguro que desta vez se consiga alcançar o feito inédito”.

Os atletas huilanos cumprem a preparação na cidade do Lubango. Nesta fase os trabalhos recaem fundamentalmente na recuperação da fadiga muscular que tem sido a principal dificuldade. Segundo o treinador, após o terceiro round são incapazes de levantar a perna.

"Por este motivo as sessões de treino estão direccionadas na força, rapidez, táctica de defesa e de ataque”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto