Desporto

Cinco novas equipas vão estrear na BAL

Juscelino da Silva

Jornalista

A quarta edição da Liga Africana de Basquete (BAL), cujo arranque da primeira conferência está prevista para o dia 9 de Março, em Pretória, contará com cinco novas equipas que estarão entre as doze equipas e três novos países, nomeadamente Burundi, República Centro Africana e Líbia.

23/02/2024  Última atualização 10H40
© Fotografia por: DR

A conferência Kalahari onde está inserido o representante angolano Petro de Luanda, será a primeira a entrar em cena no próximo mês em Pretória, África do Sul. Os jogos serão disputados no Complexo Desportivo Coberto Hassan Mostafa, no Cairo. As equipas vão fazer um total de 48 jogos divididos por Pretória, Cairo, Egipto, Dakar, Senegal e Kigali, Rwanda.

Esta será também a primeira vez que a fase de apuramento para a final da competição é realizada em quatro países diferentes. As doze formações foram divididas em três conferências, sete das quais já competiram nas edições anteriores da Basketball África League, sendo que Petro de Luanda (Angola) e US Monastir (Tunísia), vão evoluir pela quarta vez.

A conferência do Nilo, entra em acção apenas no dia 19 de Abril, no Complexo Desportivo Hassan Mostafa, no Cairo, ao passo que a terceira conferência Sahara vai decorrer de 4 a 12  de Maio, no Dakar Arena, no Senegal.

As duas melhores equipas de cada conferência e as duas melhores terceiras classificadas, carimbam passaporte para a Arena de Kigali, no Rwanda palco da final da prova continental.

Na abertura, o FUS Rabat Basketball do (Marrocos), irá fazer a estreia diante do Petro de Luanda às 16h00 de Pretória, África do Sul. No segundo jogo, o Cape Town Tigers da (África do Sul) enfrentará o outro estreante na prova Dynamo Basketball Club (Burundi), quando forem 19h00.

Os campeões dos campeonatos de Angola, Egipto, Nigéria, Ruanda, Senegal e Tunísia tiveram acesso directo na presente temporada, pelo facto de conquistarem os seus respectivos campeonatos.

As restantes seis equipas, provenientes do Burundi, República Centro Africana, Líbia, Marrocos, África do Sul e Uganda, garantiram a sua participação através dos torneios de qualificação da Basketball Africa League (BAL), em Outubro e Novembro do ano passado. A Basketball Africa League (BAL), uma parceria entre a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) e a NBA África, é uma liga profissional com 12 equipas de clubes de toda a África.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto