Cultura

Cláudia Púcuta e Solange Feijó premiadas pelos feitos no teatro

As atrizes e produtoras, Cláudia Púcuta e Solange Feijó estão entre as nove mulheres que foram seleccionadas e homenageadas no Pink Day, na sexta-feira, no Lookal Beach Club, na Ilha de Luanda.

18/03/2024  Última atualização 09H00
© Fotografia por: DR

A distinção surge por estarem envolvidas em projectos sociais e culturais. Entre as homenageadas estão Madalena Cunzuna, Sónia Ferreira, Elsa Santos, Maria Baptista, Hermenegilda Adelino, Luísa Ngola, Noémia Van Dúnem, Solange Feijó e Dalila Prata, todas mulheres de diferentes sectores da sociedade angolana, reconhecidas pelo impacto positivo que têm no desenvolvimento humano e na justiça social do país.

Para a artista Cláudia Púcuta este prémio vem no seguimento do trabalho que tem desenvolvido ao longo da carreira. Uma das iniciativas que ditou este reconhecimento é o projecto "Um Dia no Teatro”. O projecto tem como finalidade proporcionar às crianças residentes nos lares da capital do país o contacto com uma sala de teatro, e com várias actividades.

Outro feito que foi determinante, disse, está associado por ser a primeira angolana a ganhar o Prémio de Melhor Actriz da África Austral 2023, nos prémios Sotigui de cinema do Burkina Faso, com a personagem Domingas do filme "Nossa Senhora da Loja do Chinês”

Cláudia Púcuta é actriz e produtora, nascida no dia 1 de Julho de 1982, em Luanda. Filha de André Púcuta e Maria Antónia Miguel João, é licenciada em Ciências da Comunicação, variante de jornalismo, pela Universidade Independente de Angola (UNIA), actualmente é actriz efectiva da Companhia Elinga Teatro e no Super Pakata, Luanda.

O ano passado venceu o prémio de "Melhor Actriz da África Austral”, dos Prémios Sotigui do Burkina Faso, na categoria de cinema, com o personagem "Domingas” do filme "Nossa Senhora da Loja do Chinês” e em 2022 o de "Melhor Actriz”, na mesma categoria e mesmo personagem, no Festival Unitel Angola Move.

Festival dedicado às crianças

Solange Feijó valeu-lhe a distinção por ser a mentora do Festival de Artes e de Inclusão Infanto-Juvenil "Nzoji ya Monandengue” que já está na terceira edição.

 Solange Feijó, mostrou-se feliz e disse que vai continuar a trabalhar em prol das crianças.  Em declarações ao Jornal de Angola, explicou que o seu projecto tem conseguido atingir os objectivos.

Entretanto, garantiu, na quarta edição, a actividade vai ser realizada no mês de Agosto do corrente ano, no Palácio de Ferro, em Luanda.

Solange Feijó afirmou que vai continuar com o projecto que tem um propósito muito nobre, apelando aos pais que apostam na formação artística das crianças.

A também directora e encenadora da Companhia de Artes Sol, explicou que o festival anualmente movimenta mais de 300 crianças com idades compreendidas entre os seis e os 15 anos, nas mais variadas disciplinas artísticas.

O festival, advertiu, apresenta apenas conteúdos infantis, podendo permitir aos participantes interpretar músicas de outras crianças ou de autoria própria, enquanto na poesia ou no teatro a realidade é diferente.

O Gordon’s Pink Day é um evento anual que vai na quinta edição e tem um programa de apoio ao empoderamento de mulheres angolanas. O mesmo permite amplificar o contributo da mulher angolana através de ferramentas e suporte mediático, dando assim mais voz e apoio a um movimento progressista e inclusivo e destacando as suas obras e feitos em prol da nossa sociedade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura