Desporto

Comando Municipal aposta no Kyokushin

O Comando Municipal da Polícia Nacional de Luanda elaborou um programa de formação em defesa pessoal, para todos os comandantes da circunscrição, versado no Kyokushin, uma das especialidades de karaté mais avançadas do mundo e preferidas pelas instituições de segurança.

07/04/2024  Última atualização 10H10
Mário Silva explica o uso da mente nos exercícios técnicos © Fotografia por: DR

A formação será dirigida pelo representante oficial da Federação Mundial de Kyokushin em Angola, Mário Silva, cinturão negro. O bom desempenho do atleta (do Interclube) na primeira presença no Campeonato do Mundo de Kyokushin, disputado em Novembro de 2023 na Holanda, onde terminou em quinto lugar na classificação geral, esteve na base da escolha.

Em declarações ao Jornal de Angola, uma fonte próxima ao representante da Federação Mundial de Kyokushin confirmou que o Comandante municipal da Polícia Nacional de Luanda, o Superintendente-Chefe Lázaro da Conceição, já manteve contacto preliminar com o prelector e remeteu o programa de formação às instâncias superiores da corporação de quem aguarda a autorização para a execução.

O Kyokushin proporciona aos praticantes qualidades de equilíbrio emocional, ajuda na mitigação do uso imediato de armas de fogo, oferece a capacidade de identificação rápida e auto-controlo na actuação.

A preparação dos comandantes enquadra-se na inserção de competências sobre técnicas de combate a curta, média e longa distância, munindo-os de capacidades de desarmar armas de fogo e brancas sem ferir a integridade física do agressor.

Em declarações ao Jornal de Angola, Mário Silva assegurou a disponibilidade de contribuir na formação dos agentes da ordem e de segurança. "O país precisa de todos nós e sinto-me no dever de cumprir o meu papel e contribuir na preparação dos efectivos. Temos família e necessidades, mas nem sempre somos valorizados como desportistas. Então, é uma oportunidade que se abre,mais uma vez, na minha carreira e vou aproveitá-la, transmitindo conhecimentos sobre defesa pessoal", aferiu.

O karateca valoriza os especialistas da corporação: "A Polícia Nacional tem excelentes instrutores, mas as escolas apostam menos na formação de especialistas em defesa pessoal".

O representante do kyokushin em Angola explica as razões para praticar a modalidade: "Sempre fiz artes marciais para me orientar; é um desporto orientador que proporciona bem-estar de espírito, liberta energia negativa e dá-nos o controlo emocional individual".

Mário Silva é certificado em três organizações internacionais de karaté. É o primeiro angolano a fazer o teste de 30 lutas, detém a nota mais alta no exame de graduação de Kyokushin feita no Japão, é líder do ranking de África, é o mais novo representante da especialidade num universo de 50 nações e mentor do sistema de treinamento Kontakto, para serviços de defesa e segurança e fez a última formação na cidade do Porto, Portugal, com instrutores de mais alto nível de nacionalidades portuguesa, espanhola, francesa e holandesa. Detém vasta experiência na formação de efectivos de empresa de segurança e Polícia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto