Desporto

Comissão Eleitoral recebe hoje listas dos candidatos

Jorge Neto

Jornalista

As listas dos candidatos a presidente de direcção do 1º de Agosto começam a ser entregues hoje das 9 às 12 horas, no secretariado da sede do clube e terminam no dia 7 de Março, tendo em vista o acto eleitoral que acontece a 30 do próximo mês.

27/02/2024  Última atualização 08H00
Candidados à direcção do clube militar podem proceder à entrega de listas © Fotografia por: Edições Novembro

O programa eleitoral estabelece a abertura das listas no dia 8 de Março e a divulgação um dia depois. O calendário reserva ainda a divul-

gação das listas elegíveis e reclamações do dia 9 a 13 do referido mês. O início da campanha está previsto para o dia seguinte à meia noite e finaliza no dia 28 às 23h59, em todo o país.

Os sócios militares elegem o presidente que vai dirigir o clube para o ciclo olímpico 2024-2028, no dia 30 de Março, entre às 9 e 12 horas, na Cidadela Desportiva. A publicação dos resultados oficiais acontece às 15h00, do mesmo dia, na sede do clube mais eclético do país.

O actual presidente de direcção, general Carlos Hendrick, o jurista Egas Viegas e existem rumores sobre o sociólogo Gustavo da Conceição, como os três concorrentes ao cadeirão máximo do clube rubro e negro.

Os militares realizaram no último sábado, no Pavilhão Paulo Bunze, situado na Cidadela Desportiva, a Assembleia Geral Ordinária, presidida pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, general de Aviação Altino dos Santos, com a presença de 289 sócios, com as contas regularizadas, onde definiram a data das eleições.

O general Pedro Neto preside a Comissão Eleitoral, Paulo Madeira é o secretário, enquanto Nguabi Salvador ocupa as funções de escrutinador. O presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube, general de Aviação Altino dos Santos, confirmou a data das duas assembleias mais importantes do clube neste momento no próximo mês.

" No dia 16 de Março será a apresentação do relatório de contas do clube de 2023, de modo a podermos criar as condições para a assembleia de renovação dos órgãos sociais No dia 16 de Março será a apresentação do relatório de contas do clube de 2023, de modo a podermos criar as condições para a assembleia de renovação dos órgãos sociais no dia 30", disse o general de Aviação.

A crise que o emblema rubro e negro atravessa, em termos financeiros, foi avaliada pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, que revelou estar em andamento alguns passos para resolver a situação.

"Já foram dados vários passos, neste momento o 1º de Agosto está a trabalhar com o Ministério da Defesa Nacional e o Ministério das Finanças. A última reunião neste fórum, aconteceu a 4 de Janeiro, em que foi criada uma comissão que será dirigida pelos dois ministérios e oficias seniores das Finanças do 1º de Agosto que vão auditar as contas dos anos passados", avançou, Altino dos Santos, no final do encontro com os sócios agostinos.

"O resultado disso, decidirá qual será o passo seguinte. O 1º de Agosto não é uma unidade orçamentada, ele não é abrangido pelo Orçamento Geral do Estado (OGE), tem que andar pelos seus próprios pés. O país muda todos os dias, fundamentalmente nesta questão das leis, face à gestão da economia", esclareceu o dirigente.

"O 1º de Agosto tem de definir a sua tutela e trabalhar fundamentalmente por si, o que vir do OGE, se continuar, deve ser visto como um complemento, finalizou.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto