Cultura

Concurso de poesia mobiliza adolescentes em Luanda

Maria Hengo

Jornalista

Vinte concorrentes participam na primeira edição do concurso de poesia infantil, cuja fase eliminatória acontece no dia 24 deste mês, no Instituto Médio Politécnico Panzo, em Luanda.

01/02/2024  Última atualização 11H50
© Fotografia por: DR

O festival, que é promovido pela Comunidade Literária Angolana (CLA) e a União Baiana de Escritores (UBE), realiza a segunda fase das eliminatórias do dia 30 de Março e a terceira, no dia 27 de Abril.

De acordo com a organização, o objectivo é dar oportunidade às crianças de mostrarem o seu talento, usando rimas e versos para expressar sentimentos e emoções por via das palavras. Dentre os requisitos para inscrição, as concorrentes devem estar na faixa etária entre e os  14 anos, ter nacionalidade angolana e habilidade de declamação poética. Quanto aos documentos necessários, devem constar o assento de nascimento e autorização dos encarregados de educação.

Quanto aos critérios de avaliação, o júri terá em conta a criatividade, o impacto do tema, a estrutura dos textos e encenação métrica. Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, André Manuel, mentor da Comunidade Literária Angolana, explicou que o projecto visa promover a inclusão social e valorizar a poesia infantil, a fim de descobrir talentos e promover a literatura infantil.

O responsável adiantou que o projecto surgiu após a visualização do vídeo de um menino, nas redes sociais, que declamava falando sobre as madrastas e notou que existem muitos talentos escondidos que precisam da máxima atenção.

O júri do concurso vai contar com a participação especial do poeta brasileiro e professor de escrita criativa Roberto Leal, que estará no país para ajudar no processo de selecção dos concorrentes. André Manuel acrescentou que as expectativas são boas devido à aceitação do público nacional e internacional que têm demonstrado suporte nas redes sociais. "Acreditamos que tudo dará certo pelo potencial dos candidatos que têm apresentado propostas com mensagens comoventes”.

A Comunidade Literária Angolana realiza actividades literárias nacionais desde 2020, e criou o Clube de Leitura, concursos literários, lançamento de livros e concertos de poesia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura