Cultura

Conjunto Dizu Dietu canta clássicos nacionais

Armindo Canda

Jornalista

O Conjunto Dizu Dietu vai actuar, amanhã, a partir das 19 horas, no Palácio de Ferro, em Luanda, e promete apresentar um repertório com vários clássicos nacionais e internacionais.

13/03/2024  Última atualização 15H20
Raul Tollingas é um dos membros fundadores da formação © Fotografia por: Luís Damião|Edições Novembro
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o mentor do conjunto, Ilídio Brás, disse que para o concerto, o Dizu Dietu preparou um alinhamento composto por 22 músicas. Ilídio Brás contou que, para além dos clássicos nacionais, o conjunto vai apresentar algumas canções internacionais que influenciaram vários clássicos angolanos.

O espectáculo, ressaltou, tem como objectivo de continuar a divulgar o trabalho artístico do Dizu Dietu, tendo garantido que, para este mês, o conjunto tem agendado um concerto intimista dedicado às mulheres. "É um show que fizemos todos os anos e este ano  não poderia fugir à regra”.

Principais palcos

O Conjunto Dizu Dietu é um misto de nomes consagrados e jovens promissores, nomeadamente Teddy Nsingui, Raul Tollingas, Mias Galheta, Benny Makanzo, Lito Graça, Legalize, Bucho, Rigoberto, Yark Spin e Luís Sax.

A Banda Dizu Dietu surgiu no mercado musical nacional em Dezembro de 2021, como formação de suporte para o lançamento do livro "A Mística e Simbolismo dos Tambores”, de Joãozinho Morgado.

Esta proposta de trazer canções da saudade é uma iniciativa da Brasom, de Ilídio Brás. Os músicos Sankara, Genial, Dário, Djanira Mercedes, Raquel Lisboa, Kappa D, Guilô e outros instrumentistas têm colaborado com o conjunto.

O nome Dizu Dietu, termo em kimbundu, que em português significa "Nossa Linguagem Musical”, foi uma proposta de Raul Tollingas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura