Regiões

Cuando Cubango: Comunidade Olupale beneficia de água potável

Alberto Quiluta

Jornalista

Mais de 5.000 habitantes da comunidade Olupale, no município do Cuangar, província do Cuando Cubango, beneficiaram, quinrta-feira, de um novo sistema de abastecimento de água.

19/04/2024  Última atualização 10H13
A construção da infra-estrutura vai permitir mitigar os efeitos da seca que afecta os habitantes naquela região © Fotografia por: DR

A infra-estrutura entregue à comunidade é composta por dois poços artesianos, tubulações de distribuição, reservatório elevado e sete pontos de distribuição de bebedouros, áreas de lavagem comunitárias, bomba solar e um sistema de tratamento de água.

Segundo o governador provincial, José Martins, o sistema de abastecimento entregue ao Governo da província vai garantir o abastecimento de água potável para a comunidade afectada pela seca.

O governador explicou que a comunidade de Olupale, oriunda do deserto do Kalahari, é severamente afectada pela seca, e este sistema vai beneficiar mais de 5 mil habitantes e o gado, de modo a garantir vida, dignidade e prosperidade para a comunidade desta região.

O director de Assuntos Corporativos da Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), Lwena Sebastião, disse que o sistema vem para fortalecer a comunidade no abastecimento de água, de forma eficaz, assegurar o meio de subsistência, que depende do gado.

"A componente-chave está na capacitação de técnicos locais para a manutenção do sistema de modo a evitar interrupções no fornecimento de água em caso de avarias ou problemas técnicos”, lembrou o responsável da companhia petrolífera.

O projecto visa apoiar o Governo de Angola a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) relativos ao acesso à água potável e ao saneamento, essenciais para a saúde e a vida humana.

 "A Chevron tem um legado de 70 anos em Angola, e continua empenhada em trabalhar em parceria com o Executivo para impulsionar as transformações através do investimento em programas sociais que melhorem a saúde e a educação,  promovendo  o desenvolvimento económico nas comunidades", disse Lwena Sebastião.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões