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Cuanza-Norte: Professores participam no seminário de indução

Marcelo Manuel | Ndalatando

Jornalista

O seminário de indução profissional, consubstanciado na acção de formação da cultura organizacional da escola, destinado aos 353 professores apurados no último concurso público do sector da Educação, realizado em finais do ano passado, na província do Cuanza-Norte, começou a ser ministrado ontem, no cine Ndalatando, com a duração de oito dias.

07/05/2024  Última atualização 08H48
Vice-governadora do Cuanza-Norte para o sector Político e Social © Fotografia por: Edições Novembro

A acção formativa, que está a ser promovida pelo Gabinete Provincial da Educação, com o suporte do governo local, tem como objectivo principal a promoção do compromisso e responsabilidade institucional dos docentes, mediante o conhecimento das normas que regem o funcionamento do Sistema de Educação e Ensino nacional.

De acordo com o director do Gabinete Provincial da Educação no Cuanza-Norte, António da Costa, durante os oito dias de formação, os novos professores vão, de igual modo, aprender noções de ética e deontologia profissional, de modo a garantir melhor desempenho das funções pedagógicas a que estão vocacionados.

Segundo António da Costa, o seminário vai permitir a renovação dos conhecimentos sobre técnicas e métodos de avaliação de ensino, além da aquisição de hábitos e habilidades para a promoção de ambientes de inter-relação educativa que permitam estimular a capacidade cognitiva dos alunos.

O responsável deu a conhecer que, neste momento, a província precisa de mais de quatro mil professores para a cobertura total do processo de ensino e aprendizagem.

A vice-governadora do Cuanza-Norte para o sector Político, Social e Económico, Luzia Bartolomeu, ressaltou, na ocasião, a importância da educação para o desenvolvimento individual e da sociedade.

O seminário, anunciou, surge em cumprimento do  que destaca o Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente como parte integrante do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) de 2023-2027.

Actualmente, reconheceu, há um défice de professores a nível da região, o que tem contribuído para alguns focos de alunos fora do sistema normal de ensino.

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