Cultura

Cutana Carvalho estreia videoclipe e lança livro

A escritora e cantora angolana Cutana Carvalho, residente, em Portugal, fez a estreia em simultâneo do videoclipe “Futuro Seguro” e o lançamento do livro físico “Sendo Eu”, no dia 5 do corrente mês, na União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em Lisboa.

10/04/2024  Última atualização 11H30
Escritora no momento da sessão de venda e assinatura de autógrafos do livro interagiu com leitores de várias gerações © Fotografia por: DR

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, via whatsapp, a escritora anunciou que vai fazer apresentação do livro dia 20 do corrente mês, no Hotel Diamante, em Luanda, numa sessão de venda e autógrafos.

"Sendo Eu”, disse, é um livro de auto-ajuda disponível para os amantes da literatura e não só, onde qualquer leitor poderá descobrir a importância de conhecer a si próprio e a origem de vários dilemas na fase adulta.

Neste livro, segundo Cutana Carvalho, apresenta ferramentas para a resolução de alguns problemas, bem como histórias emocionantes de sentimentos, próprios de uma jovem mulher em direcção aos sonhos. "Narro também o passo a passo de algumas conquistas pessoais e profissionais”, detalhou.

Mulher multifacetada, realça que no percurso da sua "aventura” em Portugal, "em diferentes esferas da vida, quanto maior for a experiência , mais cuidado temos nas nossas escolhas”.

Quanto ao tema musical "Futuro Seguro”, frisou que apresenta a narrativa de uma escolha que pode influenciar no sucesso ou no fracasso de uma pessoa, mesmo que tenha os objectivos bem definidos. A cantora, nos seus tema tem explorado muito os estilos R&B, Blue’s, Afro Jazz e Guero Zouk.

Uma carreira de altos e baixos 

Cutana Carvalho tem conquistado o mercado europeu com determinação. A música e a literatura ganham destaque comparativamente aos outros ofícios, não menos importantes como a "arte de empreender”.

A cantora, gradualmente tem sabido ultrapassar os desafios dos projectos profissionais e pessoais. Estreou-se no mundo da literatura com o audiobook "Sendo Eu”, colocado no mercado a 16 de Abril de 2022.

Cantora, escritora, empreendedora e apresentadora é assim que se define a jovem Cutana Carvalho. A música e a literatura ganham destaque por serem aquelas que mais espaços e dedicação têm merecido actualmente com as prioridades.

A cantora é uma artista com o nome de registo de Isabel Paula Cutana de Carvalho, nascida no município da Ingombota, em Luanda, capital do país. Filha de Fortunato Jacinto de Carvalho, natural de Kakulo Kazongo, província do Bengo e de Laurinda Cardoso Cutana, natural de Luanda.

Cutana Carvalho, começou a cantar aos 17 anos de idade. Em 2019, lançou nas plataformas digitais o álbum de estreia "4 Eventos”, sendo a primeira angolana a lançar um álbum exclusivo nas plataformas digitais, o que lhe permitiu alargar o seu espaço no mercado da música gospel no país. O projecto foi gravado pela Valam Home Studio, e produzido pelo cantor Dodó Miranda.

Em 2020, já a viver em Lisboa, estreou-se como apresentadora do programa radiofónico "Tudo Posso”. Como apresentadora dá vida ao melhor do mundo gospel nacional e internacional. Nesse espaço, lembra, aproveita também para abordar questões sem preferências religiosas em busca de uma compreensão geral. Quem olha para si, disse, rapidamente consegue sentir que carrega consigo o continente africano, no geral, e em particular, Angola, devido a forma como se apresenta, sendo a maneira encontrada para chamar a atenção da importância da valorização da matriz cultural nacional.

Para si, África é vida, é ritmo, é riqueza, é humildade e o berço da humanidade, razão pela qual, sente-se orgulhosa por nascer africana, especificamente por nascer em Angola. Apreciadora de outros povos e culturas, sendo que a arte também dá-lhe essa liberdade de escolha. A forma de se apresentar é também na intenção de valorizar a matriz cultural nacional.

Cutana Carvalho é também responsável do projecto "Atitude de um Adorador”, lançado em Abril de 2015, cujo propósito é apoiar, informar, divulgar e realizar eventos evangélicos, a fim de que se possa crescer em atitude e amor, a obra de Deus. É também "embaixadora evangélica” da maior plataforma angolana de streaming "Musickool”, bem como responsável da área Administrativa e Comercial da Rádio Victor online, em Portugal.

A cantora Cutana Carvalho foi homenageada, a 15 de Setembro de 2023, pela Assembleia da República de Portugal, em Lisboa, com o prémio "Mérito Migrante”, por fazer parte de diferentes áreas de actuação e pelo impacto do seu trabalho em prol do bem comum.

Prémio atribuído à cantora visa celebrar a diversidade cultural e a riqueza que os migrantes levam à sociedade portuguesa, destacando o percurso da artista e a influência das suas obras (música, literatura, emprendedorismo e a comunicação), que têm sido as principais ferramentas neste percurso.

Há quatro anos a viver em Portugal, a jovem angolana tem procurado marcar passos significativos actuando em várias frentes, conquistando mercado europeu com determinação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura