Mundo

Daniel Chapo eleito candidato da Frelimo

Após três dias de debates acesos, a Frelimo, partido no poder desde 1975 em Moçambique, elegeu, no último domingo, ao final do dia, o governador da província de Inhambane, Daniel Chapo, como seu candidato presidencial.

07/05/2024  Última atualização 11H09
Daniel Chapo (à esquerda) pode suceder Nyusi na presidência © Fotografia por: DR

Chapo conquistou a indicação, a segunda volta, com 225 votos, correspondentes a 94.1%, do Comité Central da Frelimo, reunidos, em sessão extraordinária, na Escola do Partido, na Matola. Roque Silva desistiu e renunciou ao cargo de secretário-geral do partido. Silva era tido como o preferido do Presidente Filipe Nyusi, mas não conquistou a simpatia dos membros da Frelimo.

Daniel Francisco Chapo, natural de Inhaminga, província da Sofala, tem 47 anos de idade. Ex-locutor de rádio e formado em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane, é, desde 2016, governador de Inhambane. Chapo, que já foi conservador e administrador distrital, é o segundo candidato anunciado, depois de o MDM ter escolhido Lutero Simango para disputar as Eleições Nacionais de 9 de Outubro em Moçambique.

Pelo menos nove formações políticas já se inscreveram na CNE para as eleições deste ano, num processo que arrancou a 22 de Abril e termina a hoje, 7 de Maio.

Moçambique realiza, a 9 de Outubro, Eleições Nacionais, incluindo presidenciais, às quais já não concorre o actual Presidente da República e líder da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Filipe Nyusi, por atingir o limite de dois mandatos previsto na Constituição. A votação inclui, ainda, legislativas e para governadores de províncias e respectivas assembleias provinciais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo