Cultura

Debate “Maka à Quarta-feira” aborda a poesia de Jorge Macedo

Armindo Canda

Jornalista

A poesia e o pensamento teórico de Jorge Macedo vai ser abordado, amanhã, a partir das 17h00, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, no habitual debate “Maka-a-Quarta-feira”, numa produção do Círculo de Estudos Literários e Linguísticos Litteragris e aquela instituição cultural.

20/02/2024  Última atualização 09H05
© Fotografia por: DR

O debate, que terá como tema "Da poesia ao pensamento teórico de Jorge Macedo”, terá como prelectores os críticos literários e escritores Hélder Simbad, Agostinho Gonçalves e Mabanza Kambaka, sob moderação da ensaísta Edmira Cariango.

Em declaração, ontem, ao Jornal de Angola, a responsável pela área da literatura do Literagris, Edmira Cariango, disse que a actividade vai servir para homenagear o seu patrono Jorge Macedo.

Segundo Edmira Cariango, a homenagem vai acontecer à volta do contributo que Jorge Macedo deu para a literatura angolana. "Os três oradores vão abordar questões ligadas à poesia, contos, romances e a influências que ele teve dentro do mosaico literário nacional”.

A responsável pela área da literatura do Literagris sublinhou que um dos objectivos do evento é trazer à memória a figura de Jorge Macedo. "Queremos interiorizar e trazer à baila as obras do nosso patrono, como forma de manter viva a sua memória e lembrar a existência deste que foi um grande homem da literatura angolana”.

Enquanto poeta e ensaísta, disse, Jorge Macedo deixou um legado que marcará a história da cultura angolana e tem servido de guia para as gerações mais jovens de estudiosos da cultura e literatura nacional.

A "Maka-A-Quarta-feira” é um espaço de debate realizado, semanalmente, pela UEA, a fim de promover um diálogo aberto entre diferentes gerações em torno da instituição literária angolana.

Jorge Macedo, escritor e jornalista, nasceu em Malanje, em 1941, onde fez os seus estudos primários e secundários, e morreu a 26 de Setembro de 2009. Educado segundo princípios religiosos, frequentou o seminário menor e maior de Luanda, onde estudou filosofia, e formou-se depois em etnomusicologia pela Universidade de Kinshasa.

Membro da União dos Escritores Angolanos, o escritor já foi distinguido com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, em 2005. Dentre os vários livros que publicou destacam-se "Itetembu”, "As Mulheres”, "Pai Ramos”, "Irmã Humanidade”, "Clima do Povo”, "Gente de Meu Bairro”, "Voz de Tambarino”, "Geografia da Coragem” e "A dimensão africana da cultura angolana”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura