Desporto

Dérbi no 22 de Junho ofusca jogos desta tarde

Betumeleano Ferrão

O dérbi Interclube - Kabuscorp do Palanca, às 15h30, no Estádio 22 de Junho, é o jogo de destaque desta tarde, no prosseguimento da 15ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da I Divisão.

02/03/2024  Última atualização 09H00
Duelo entre polícias e palanquinos no centro das atenções mais logo no prosseguimento da ronda © Fotografia por: DR

As duas equipas luandenses têm percursos diferentes na competição, mas nas últimas rondas colocaram-se em pé de igualdade. Quem vencer vai provar que está a caminho da estabilidade emocional e competitiva, depois de um mar de derrotas seguidas que colocaram em xeque as metas traçadas no Girabola.

Sem jogar há várias jornadas, além da folga forçada devido ao número ímpar de equipas na prova e a não realização do desafio com o Sporting de Cabinda, o Interclube chega algo fragilizado para o dérbi. A bem da verdade, os polícias têm de contrabalançar a aparente desvantagem para vencer, um objectivo que está difícil de alcançar esta época. Aliás, triunfos consecutivos ainda não são a sina da equipa esta época.

Um pouco mais folgado, porque deu um pontapé na série dos desaires consecutivos, o Kabuscorp tem pouca margem de erro. A formação orientada por Zeca Amaral está sob a obrigação de somar mais três pontos, para continuar no encalço dos companheiros do pelotão da frente, que começam a se distanciar aos poucos.

Polícias e palanquinos têm os mesmos motivos para vencer. Por mais que tentem atribuir favoritismo aos palanquinos, pelo facto de estarem a efectuar um percurso mais regular na prova, não podemos nos esquecer que a equipa da casa aparenta estar mais forte do que antes. A paragem registada no campeonato, devido o CAN'2023, deu mais tempo para o técnico Bodunha inculcar as suas ideias na equipa.

Por mais que ambicione os três pontos, o Interclube ainda está algo fragilizado, pois a equipa não tem potencial para tentar dominar o Kabuscorp do princípio ao fim. O dérbi aparece como uma boa ocasião para a equipa da casa obter o primeiro grande triunfo no campeonato, tendo em conta que ainda não conseguiu derrotar um grande do Girabola.

Outros duelos

Os duelos Libolo - Desportivo da Huíla, às 15h00, no Estádio de Calulo, e União de Malanje -Santa Rita de Cássia, no 1º de Maio, a mesma hora, estão a ser aguardados com certo interesse, mas nenhum deles suplanta o desafio entre polícias e palanquinos.

O desafio entre libolenses e militares da Região Sul está a ser aguardado com expectativa, pois as duas equipas estão aflitas pelo facto de ainda não acertarem o passo no Campeonato Nacional. O peso das derrotas seguidas está a cobrar um preço pesado as duas equipas em função dos objectivos traçados.

O Libolo não consegue disfarçar a má fase, pois a crise de resultados é evidente. As tentativas de recuperação não passam disto mesmo, meras tentativas que depois não têm sequência. É provável que os adeptos fiquem distantes do estádio, mas com ou sem boa casa, os atletas têm de dar o melhor de si para somarem os três pontos.

Sem margens de erros, os militares da Região Sul têm de evitar o recuo das últimas jornadas, em que perderam muitos pontos, importantes para os objectivos que perseguem. Mas como agora são irrecuperáveis, eis que surgiu a oportunidade de renovar a esperança diante de um adversário ao alcance.

Em Malanje, há algum suspense para saber a boa nova que o União aprontou em termos desportivos, porque nas duas últimas jornadas ficou evidente que os motivos das derrotas foram extra-campo.

Com ou sem problemas internos, o primodivisionário tem de esquecer o que não abunda para ir atrás dos pontos. A primeira volta está no fim, mas a meta da manutenção está cada vez mais distante.

O Santa Rita a alternar sempre o bom com o mau, é o favorito no Estádio 1º de Maio. Os católicos têm de ser irrepreensíveis e não podem negligenciar nada, para evitarem dar chances ao União de Malanje. A intermintente equipa católica não pode dar-se ao luxo de desperdiçar pontos, quando o adversário está fragilizado!

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto