Desporto

Desportivo da Lunda-Sul pode reassumir liderança

Betumeleano Ferrão

O Desportivo da Lunda- Sul pode aproveitar o adiamento do jogo do Petro de Luanda para reassumir, hoje, a liderança do campeonato. A surpreendente equipa lunda entra em cena às 15 horas nas Mangueiras diante do FC Bravos do Maquis, com a certeza absoluta de que os três pontos no dérbi vão significar ultrapassagem imediata aos tricolores.

29/03/2024  Última atualização 10H50
O jogo desta tarde marca a abertura da segunda volta do Campeonato Nacional da primeira divisão © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

O escasso ponto de desvantagem aumenta a ambição do Desportivo, que terminou a primeira volta invicto no seu reduto. Além disto, os anfitriões começaram a boa caminhada no campeonato com um triunfo inesperado, em casa alheia, o que significa que tem motivação suficiente para provar aos maquisardes que nada do que aconteceu foi obra do acaso.

Quem pensou que o Desportivo da Lunda- Sul não teria pernas para andar depois do que fez ao Maquis mudou de opinião, porque, apenas na última esquina, a equipa de Maurílio Silva deixou-se ultrapassar pelo Petro de Luanda. A jogar bem e a pontuar sempre diante dos seus adeptos, é legítimo esperar que o Desportivo queira servir outra vez um sumo refrescante aos maquisardes.

O FC Bravos do Maquis bem que gostaria de trocar de posição com o vizinho de quem muito se fala no campeonato, os maquisardes anunciaram a candidatura antes de todos, mas olham para cima e percebem que precisam de um milagre nesta segunda volta para conseguir chegar aos lugares cimeiros onde já está o Desportivo da Lunda-Sul.

Mais do que pensar em dar o troco, há a forte pressão para os maquisdardes somarem três pontos, todos eles importantes para o campeonato de recuperação que vai ter de fazer neste segundo turno. A equipa de Mário Soares está bem atrasada, para piorar, não consegue sorrir contra alguns dos intrusos, como o Desportivo, que estão no pelotão da frente do Girabola.

Ou o Maquis acaba com a normalidade nas Mangueiras ou o Desportivo vai aproveitar a condição favorável para voltar a sentir o gosto da liderança. Sem liberdade de escolha, os maquisardes têm de fazer o que ainda ninguém viu no campeonato, o momento agora é para fazer mais e falar pouco, a direcção e o treinador se adiantaram em abrir a boca, mas quem sorri são os adversários.

Com medo de tropeçar na hora de pagar o preço da fama, o Desportivo da Lunda-Sul deu o dito pelo não dito na questão do título, fica claro que a direcção e o técnico percebem que um desnecessário fardo adicional pode pesar e atrapalhar todas as coisas boas que aconteceram. Ainda assim, os maquisardes que se cuidem, certamente serão derrotados, se voltarem a cometer os mesmos erros que contribuíram para a magra safra da primeira volta.

Neste momento, o Desportivo da Lunda-Sul tem quase o dobro dos pontos do FC Bravos do Maquis, por conseguinte, não adianta aos maquisardes repetir que os derbies são imprevisíveis, claramente têm de mostrar acções ou obras que contrariem todo o favoritismo de quem está bem no campeonato.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto