Desporto

Desporto Escolar: Professor pede mais presença de dirigentes

Silva Cacuti

Jornalista

O professor José da Costa "Zigue" pediu, sábado, aos dirigentes de escolas, clubes e governantes a prestarem mais atenção ao desporto escolar em Luanda. O responsável falou ao Jornal de Angola durante o encerramento da 12ª edição dos campeonatos provinciais, decorrido no Campo Polivalente do Golfe 2.

17/03/2024  Última atualização 09H46
Philomene Azevedo presidiu ao acto de encerramento © Fotografia por: DR

O acto presidido pela directora provincial de Educação de Luanda, Philomene Marie Brito Azevedo, ficou marcado pela disputa da final do torneio de basquetebol feminino entre as equipas escolares do Cazenga e do Kilamba Kiaxi.

"A avaliação que fazemos é positiva. O desporto escolar existe, só que é pouco acompanhado pela comunicação social", garantiu.

Zigue, um dos responsáveis pela organização do torneio, criticou a indiferença dos dirigentes, a vários níveis, cujo empenho traria alterações ao quadro do desporto escolar na capital do país.

"Os nossos dirigentes também têm de fazer frequência não só na abertura ou no encerramento. Devem acompanhar os campeonatos. Falo das direcções das escolas, administrações municipais, dirigentes de clubes e até encarregados de educação. Todos devem aparecer para dar força ao aluno, representante do município ou ao filho", concluiu.

A final do basquetebol feminino foi vencida pela equipa do Kilamba Kiaxi, por 14-5, diante do similar do Cazenga. Foi a única prova em que as do Kilamba Kiaxi alcançaram o pódio.

Além da prata no basquetebol feminino, o município do Cazenga conquistou os torneios de andebol feminino, futebol feminino e obteve prata no futebol masculino. No voleibol feminino, o Cazenga arrebatou o bronze.

O município do Cacuaco conquistou os torneios de atletismo, voleibol feminino e juntaram medalhas de prata no andebol e basquetebol masculino. A equipa do município mais a Norte de Luanda conquistou também medalhas de bronze no futebol masculino, andebol feminino, ginástica e voleibol masculino.

Luanda começa a preparar-se para o torneio zonal inter-provincial marcado para Caxito, Bengo, em princípios de Abril.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto