Sociedade

Destacado o papel da mulher na boa educação das famílias

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

A directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género no Zaire, disse, na quarta-feira, em Mbanza Kongo, que a mulher tem vindo a demonstrar desempenho na luta pela preservação da promoção de género, educação dos filhos e na gestão familiar.

06/04/2024  Última atualização 13H02
As mulheres têm demonstrado desempenho na luta pela preservação da promoção de género © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro | Mbanza Kongo
Luísa Gomes realçou que o Executivo contou sempre com a participação activa da mulher. "A mulher tem sido mentora da educação da família, exercendo as funções de mãe, esposa, conselheira e educadora, daí  que tem tido uma participação activa na formação do carácter e da personalidade do indivíduo na sociedade”, disse.

No momento, reconheceu, é preciso enaltecer as conquistas alcançadas pelas mulheres diante dos desafios da globalização, bem como saudar as angolanas que prestam o contributo para a salvaguarda da estabilidade económica na família e do progresso social.

Educação familiar

O administrador municipal de Mbanza Kongo disse que as mulheres desempenham um papel fundamental na educação das famílias, através da vocação em transmitir às crianças  valores morais, cívicos, sociais e éticos ao longo do crescimento.

Manuel Gomes aconselhou as senhoras a aumentar os níveis académicos e profissionais, para que estejam à altura de ocupar cargos de chefia e  continuar  a assumir o papel dentro da família, através da promoção da união e da harmonia na sociedade.

"No país, a mulher está em todos os ramos da vida social e económica”, reforçou, além de apelar as mulheres a manterem um diálogo permanente com os filhos, sem "tabus”  no âmbito da saúde reprodutiva, de forma a evitar surgimento de mais casos de gravidez precoce entre as adolescentes.

"A falta de conhecimento sobre a educação sexual e saúde reprodutiva  tem sido o principal motivo para o surgimento de mais casos de gravidez precoce, assim como de diversas doenças transmissíveis sexualmente nas adolescentes”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade