Cultura

Dina Santos é a voz feminina do elenco no regresso do projecto

Armindo Canda

Jornalista

O projecto Kuimbila Ni Kukina Semba regressa, amanhã, com as presenças de Dina Santos, Calabeto, Lulas da Paixão e Banda Yetu, que vão proporcionar um espectáculo de música ao vivo, a partir das 16h00, no salão do João Adilson, localizado na rua da Dona Zita, Marçal.

02/03/2024  Última atualização 11H15
Cantora divide o palco com Calabeto e Lulas da Paixão © Fotografia por: Arsénio Bravo | DIÇÕES NOVEMBRO

O evento marca a abertura dos concertos, este ano, naquele espaço cultural, depois de um longo período de interregno para reflexão.

"Eu fiquei sem realizar o Kuimbila Ni Kukina Semba desde o primeiro semestre do ano passado, quer por falta de apoios e parceiros” desabafou o promotor de eventos, João Adilson, acrescentando que aproveitou este período para reflectir de modo a contornar as dificuldades. "Eu cheguei a pensar em abandonar porque não quero ser apenas mais um a promover projectos culturais”.

Quanto ao elenco, o promotor de eventos justificou a presença de Dina Santos para exaltar a presença da mulher na música angolana e pela consistência da carreira artística. Calabeto e Lulas da Paixão são outros nomes confirmados para o evento dedicado a música angolana.

Dina Santos é dona de sucessos como "Anel”, "Divua Yami”, "Mana Fatita” e "Semba Kassequel”. Integrou o Semba Tropical e participou em digressões internacionais com realce para as obras discográficas "Canto Livre de Angola” e "Semba Tropical in London”.

Calabeto é um artista com um forte carisma, que em palco combina, música, dança e teatro, em palco. Canções como "Sumba Ló Nguingue”, "Nguidiá Nguinuá”, "Nguami Maka”, "Vida Triste”, "Ku Malange”, "Nzambi” e muitos fazem parte da longa carreira. Pelo seu carisma é tratado por Kota Bwé.

Lulas da Paixão é um dos maiores compositores do país e autor de sucessos conhecidos na voz de outros artistas. É autor e intérprete dos conhecidos temas "Nguami  maka”, "Garan”, "Nga quinga nga lembua”, "Kim”, "Xicola”, "Kalumba Eva”, "Muadiakime” (Kuabite Muvu) e "Pepé.

O Kuimbila ni Kukina Semba surgiu em 2019, na rua da Dona Zita, no Marçal, no salão de João Adilson. Em Abril de 2022, abriu um outro espaço na Vila Flor.

Pelo projecto passaram muitos dos artistas defensores da música de matriz nacional. Os Jovens do Prenda e Os Kiezos, Banda Movimento, Robertinho, Carlos Lamartine, Calabeto, Dom Caetano, Augusto Chacaya, Lulas da Paixão, Legalize, Banda Movimento, Euclides da Lomba, Banda Maravilha, Nguami Maka, Banda Yetu e Sabino Henda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura