Desporto

Dinkalem Ayele vence Meia Maratona de Lisboa

O etíope Dinkalem Ayele mostrou-se, domingo, feliz, por vencer a Meia Maratona de Lisboa, concluída em 01:00.36 horas, depois de já ter sido segundo e terceiro classificado na prova portuguesa.

18/03/2024  Última atualização 09H05
Etíope superou toda a concorrência e terminou em primeiro © Fotografia por: DR

O pódio masculino ficou completo com Dominic Kiptarus, do Quénia, com o tempo de 1:00.40 horas, e o alemão Amanal Petros, com o tempo de 01:00.56 horas.

No sector feminino, a queniana Brigid Kosgei venceu a prova com o tempo de 01:05.51 e atribuiu a boa prestação à presença dos filhos na linha de meta. "Estou muito feliz por ver aqui a minha família e isso foi fundamental. Foi o melhor que fiz este ano, apesar de hoje(ontem) estar muito calor. Dei o meu melhor e estou muito feliz”, disse a atleta.

Atrás da atleta queniana ficaram as etíopes Bosena Mulatie, segunda, com o tempo de 1:09.00, e Tigist Menigstu, terceira, com 1:09.14. O presidente do Maratona Clube de Portugal, organizador da prova, Carlos Móia, realçou que foi um grande dia para Lisboa e destacou o "cenário magnífico” na Ponte 25 de Abril, mas lamentou que o calor não possibilitou melhores marcas.

"Esteve um dia magnífico, mas também de muito calor, o que prejudicou os tempos, que não foram consentâneos com a qualidade dos atletas que tivemos connosco. A minha expectativa era de tempos melhores, mas temos de relevar o número de inscritos que tivemos, o maior de sempre, mesmo apesar da mudança de data devido às eleições, que fez desistir muitos estrangeiros”, lembrou o presidente do Maratona Clube de Portugal.

Entre os atletas portugueses, Susana Godinho classificou-se como a melhor portuguesa em prova, com o tempo de 1:13.17 horas, enquanto Rui Pinto foi o melhor entre os atletas lusos masculinos, terminando em 1:04.32.

A Meia Maratona de Lisboa de 2024 contou com atletas de diversos países entre o pelotão de elite e mais de 30 mil inscritos nas várias provas que compuseram o fim-de-semana, entre os quais 10 mil estrangeiros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto