Economia

Diplomatas de Angola e Espanha destacam laços económicos e empresariais

Os embaixadores de Angola e Espanha na Etiópia, Miguel Bembe e Guillermo MacLellan, concordaram, em expandir o que consideraram ser as excelentes relações económicas e empresariais, políticas e culturais, para uma dimensão multilateral, num encontro mantido em Addis Abeba, onde também representam os respectivos países junto da União Africana.

03/04/2024  Última atualização 09H40
Embaixadores de Angola (à direita) e Espanha © Fotografia por: DR

A representação diplomática angolana em Addis Abeba, que divulgou estas informações, declarou que os embaixadores encontraram-se para promover maior aproximação económica entre os dois países e destacaram o intercâmbio multissectorial, designadamente na vertente económico-empresarial, política e cultural.

Angola oferece e tem atraído os investidores espanhóis para o mercado nacional, em projetos nas áreas da energia e águas, pescas, transportes, geologia, saúde, educação, tecnologias de informação e comunicação, construção civil, e indústrias agro-alimentar e farmacêutica.

Os diplomatas manifestaram o interesse de desenvolver as relações de cooperação nos domínios bilateral e multilateral, com o embaixador angolano a informar ao interlocutor espanhol sobre o facto de Angola vir a assumir formalmente, hoje, assento no Conselho de Paz e Segurança da União Africana.

Miguel Bembe também apresentou a Guillermo MacLellan informações relacionadas com a participação do país nas estruturas da União Africana e nos processos conduzidos no âmbito da organização continental, enfatizando o papel desempenhado pelo Chefe de Estado, João Lourenço, na mediação do conflito entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda.

Por seu lado, Guillermo MacLellan afirmou que no quadro da União Europeia, a Espanha apoia a resolução das questões de paz e segurança da União Africana.

Os últimos dados disponíveis indicam que, em 2022, comércio bilateral com a Espanha situou-se em 2.140 milhões de euros, sendo favorável a Angola, que exportou bens cifrados em 1.620 milhões de euros e importou 260 milhões em bens e serviços do país ibérico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia