O prazo limite para entrega de propostas, relativa ao concurso público para a criação de logomarca e da canção oficial das celebrações do 50.º da Independência Nacional, foram prorrogados por um período adicional de 15 dias.
Alunos de 13 escolas públicas e privadas do Ensino Técnico Profissional e Pedagógico, dos municípios do Cuanhama, Ombadja e Namacunde participaram, de 10 a 11 deste mês, na cidade de Ondjiva, numa feira de exposição, denominada “Inovar para uma Sociedade Saudável e Sustentável”.
Durante a feira foram expostos diferentes projectos, nos domínios das águas, energia, ambiente, construção civil, digitalização, culinária, arte, pinturas, entre outros.
Os expositores mostraram as suas habilidades, trocaram experiências e enriqueceram os seus projectos que foram lançados ao mercado de trabalho e minimizar os problemas sociais.
O director em exercício do Gabinete Provincial da Educação no Cunene, Ivo Tuapanda, disse que a feira serviu para promover o incentivo a pesquisas científicas através da Ciência e Tecnologia de forma interdisciplinar, assim como aferir as potencialidades dos mesmos, num ambiente de interação entre as instituições de ensino e a comunidade. O dirigente realçou que a realização da feira representa a certeza do aprendizado no ramo das Ciências, Tecnologia e Inovação, por parte dos alunos e a difusão do saber articulado com o ecossistema e o empreendedorismo.
Ivo Tuapanda assegurou que o subsistema do ensino técnico profissional e pedagógico, constitui a base de preparação dos jovens em idades escolares, candidatos ao emprego e trabalhadores, de forma a responder às necessidades socioeconómicas do país.
O governante fez saber que actualmente é cada vez mais exigente a necessidade de um ensino de qualidade, no sentido de associar a teoria à prática e promover momentos de interação dos saberes cognitivos.
Referiu que a escola é uma instituição habilitada pela multiplicação do conhecimento e habilidades para atuação do indivíduo nas comunidades, ajuda a desenvolver o pensamento crítico do aluno, enquadra as suas concepções sobre o mundo e valências para melhor servir a sociedade.
Considera que a educação científica proporciona aos alunos contextos de aprendizagens, experiências, oportunidades de discussão e reflexões necessárias às construções de esquemas mentais articulados, coerentes e interligados, para a compreensão dos fenómenos naturais e não só.
Ivo Tuapanda incentivou os alunos a cultivarem o interesse pela ciência, tecnologia e inovação. Pediu aos expositores a continuarem a investigar, criar e inovar para uma sociedade saudável e cada vez mais sustentável.
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