Economia

Dívida à Segurança Social ultrapassa os mil milhões

Manuel Fontoura | Ndalatando

Jornalista

Os Serviços Provinciais do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) do Cuanza-Norte contabilizam, neste momento, 741 contribuintes devedores, entre singulares e colectivos, num valor superior a mil milhões de kwanzas, segundo o chefe local da instituição.

30/03/2024  Última atualização 10H18
Vice-governadora do Cuanza-Norte, Luzia Bartolomeu © Fotografia por: Manuel Fontoura | Edições Novembro | Lucala
Honório Guiho disse, quinta-feira, em Ndalatando, que, para o pagamento voluntário das dívidas, foram notificados 139 contribuintes com um valor estimado em mais de 250 milhões de kwanzas, 31 tributários no valor de mais de 12 milhões, para além da apresentação de 29 comprovativos para a validação, orçados em mais de 46 milhões. Há outros 189 considerados aptos para a cobrança coerciva, com um valor de mais de 678 milhões de kwanzas.

De acordo com Honório Guiho, que falava durante o seminário sobre o Processo de Execução das Dívidas à Protecção Social Obrigatória, no âmbito das políticas definidas no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, referiu que, no ano de 2023, foram definidas as metas tendo em atenção a distribuição percentual dos contribuintes e segurados por província.

Assim sendo, disse, aos serviços provinciais do Cuanza-Norte foi incumbida a responsabilidade de inscrever para a Protecção Social Obrigatória (PSO) 137 contribuintes e 8.789 segurados, metas que se afiguram válidas para o ano corrente.

O Instituto de Segurança Social controla a nível da província do Cuanza-Norte 53.268 segurados, 3.794 pensionistas e 2.277 contribuintes.

Honório Guiho fez saber que o INSS tem como missão prestar informações aos cidadãos, contribuintes, segurados e pensionistas, bem como assegurar o cumprimento das obrigações contributivas, conceder prestações e dinamizar o desenvolvimento social integrado.

"O grande desafio que se coloca aos funcionários dos serviços provinciais é o de conhecer e controlar os contribuintes no território sob sua jurisdição, conduzindo à integração e cumprimento das obrigações junto à Segurança Social, bem como prestar serviços aos contribuintes, segurados, pensionistas e dependentes de forma rápida, segura e eficaz”, disse.

Fez saber que a província do Cuanza-Norte se encontra em 15º lugar no ranking nacional à nível de atendimento e o Instituto Nacional de Segurança Nacional encontra-se em 12º lugar , relativo ao controlo de segurados, pensionistas e contribuintes.

Lembrou que os serviços provinciais e municipais de Segurança Social do Cuanza-Norte foram criados à luz dos Decretos Executivo n.º 32/01, de 18 de Maio e 106/12, de 05 de Abril, respectivamente, com o propósito de melhorar e proceder à gestão administrativa das actividades nesta parcela do território nacional, tendo em conta as exigências de racionalização e eficiência dos serviços no âmbito da modernização e sustentabilidade da Protecção Social Obrigatória.

A propósito, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Luzia Bartolomeu, mostrou-se preocupada pelo facto de um grupo de contribuintes não ter aderido aos serviços, estando na condição de devedores à Segurança Social. Lembrou que, até há poucos anos, o INSS não dispunha de qualquer mecanismo, senão a via judicial convencional para exigir do contribuinte a regularização das dívidas, situação que deixava a referida instituição, até certo ponto, limitada na abordagem aos incumpridores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia