Desporto

Doze selecções disputam presença em Paris’2024

Teresa Luís

Encerrado o Campeonato Africano das Nações (CAN) e europeu sénior masculino de andebol, 12 selecções, repartidas em três grupos, disputam os Torneios Pré-Olímpico (TQO) de qualificação aos Jogos Olímpicos de Paris’2024.

04/02/2024  Última atualização 10H42
Prestação na prova continental permite tunisinos e argelinos representarem África © Fotografia por: DR

As cidades de Granollers, Espanha, Hanover, Alemanha e Tatabánya, Hungria sediam os eventos sob a égide da Federação Internacional da modalidade (IHF) de 14 a 17 de Março, segundo decisão do Conselho da IHF, pois o trio reúne as condições logísticas.

Em Granollers jogam as selecções da Espanha, Eslovénia, Bahrein e Brasil. Alemanha, Croácia, Argélia e Áustria competem em Hanover. Noruega, Hungria, Portugal e Tunísia disputam o Torneio em Tatabánya.

Os três TQO são disputados no sistema todos contra todos a uma volta. Os dois primeiros colocados de cada grupo apuram-se para a maior montra desportiva.

Três arenas, com condições para acolher eventos do género, cuja capacidade ultrapassa os seis mil lugares albergam as provas, onde as selecções tudo pretendem fazer de modo a carimbarem o passe para Paris’2024.

Na cidade de Granollers, Espanha, o apuramento é jogado no Palau d'Esports. A Arena sediou as finais dos Jogos Olímpicos de Barcelona’1992 e o Campeonato do Mundo sénior feminino de 2021, tem lotação para seis mil e 500 espectadores. 

Com capacidade para nove mil e 800 pessoas, a Arena ZAG, em Hanôver, na Alemanha, é frequentemente utilizada para jogos de andebol. A Arena Tatabánya, na Hungria, a quarta maior, acolhe seis mil pessoas.

Nas vestes de campeão africano e europeu, Egipto e Suécia já asseguraram presença nos Jogos. Após terminarem na segunda e terceira posição do pódio, do CAN disputado no Egipto, Argélia e Tunísia estão habilitadas a jogar o apuramento.

Por via do Campeonato do Mundo de 2023, Croácia (nona classificada) e Eslovénia (décima), também garantiram vagas para a qualificação. Portugal e Áustria jogam o Torneio Pré-Olímpico depois de ocuparem o sétimo e oitavo lugar do europeu.

A Espanha, medalha de bronze do Mundial de 2023, enfrenta a Eslovénia, Bahrein (terceiro do campeonato asiático), e o Brasil, segundo colocado nos Jogos Pan-Americanos.

A Alemanha (quinta classificada do Mundial), Croácia (nona), Áustria (oitava) e Argélia (medalha de prata do último CAN) medem forças visando os dois primeiros lugares.

Sexto e oitavo colocados do Campeonato do Mundo de 2023, Noruega e Hungria jogam com Portugal (sétimo do EURO) e Tunísia, (terceiro do CAN).

França, campeã mundial, Dinamarca, Argentina (vencedora dos Jogos Pan-Americanos), Egipto (campeão africano), Suécia e Japão são as selecções já apuradas para os Jogos .

Em femininos, Angola (África), França, Noruega, Dinamarca (Europa), Brasil (América), Coreia do Sul (Ásia) têm presença confirmada.

Até Abril, segundo nota da IHF, outros seis países disputam o apuramento.

No total, 12 nações jogam o torneio de andebol na maior montra desportiva, ou seja, a nata da modalidade. A IHF reservou ainda vagas para África, Ásia e América do Sul.

Eis os grupos de qualificação olímpica: Suécia, Hungria, Camarões e Japão (Grupo 1), Holanda, República Checa, Argentina e Espanha (Grupo 2), Alemanha, Montenegro, Eslovénia e Paraguai (Grupo 3).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto