Mundo

Egipto: Presidente Al-Sisi toma posse hoje

O Presidente egípcio inaugura, hoje, a primeira fase da nova capital administrativa, na sequência da sua investidura para o terceiro mandato, após a vitória nas eleições de Dezembro, com 89,6% dos votos, numa altura em que o Egipto atravessa uma grave crise económica, alegadamente derivada da implementação de megaprojectos.

02/04/2024  Última atualização 10H10
© Fotografia por: DR

A nova capital administrada Egipto, que está em construção desde 2015, fica a cerca de 40 quilómetros a leste do Cairo. Segundo as autoridades, o Presidente Al-Sisi prestará juramento no novo Parlamento egípcio, um gigantesco edifício de 110 mil metros quadrados, que substitui a centenária casa legislativo. Será inaugurado, também, o novo escritório presidencial.

"A nova capital administrativa está pronta para receber qualquer evento, como a cerimónia de tomada de posse do Presidente Al-Sisi, que abre a primeira fase cidade”, disse o director executivo da NAC, Khaled Abbas, à televisão por satélite egípcia Sada el-Balad.

Com um custo inicial estimado em cerca de 50 mil milhões de dólares, a NAC está a ser construída numa área desértica do tamanho de Singapura e tem, a primeira de quatro fases, concluída, após a maioria dos Ministérios e agências públicas terem sido transferidas para a nova cidade.

A nova capital deverá receber cerca de 6,5 milhões de pessoas e servir para descongestionar o Cairo, cuja área metropolitana acolhe cerca de 30 milhões, dos 106 milhões de habitantes do país.

No entanto, o projecto tem sido duramente criticado pela oposição e pelas organizações não-governamentais (ONG), que recordaram que, desde o início dos trabalhos da NAC, a dívida externa do Egipto triplicou, enquanto um terço da população do país está abaixo do limiar da pobreza, segundo dados oficiais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo