Especial

Em Portugal: Uma em cada cinco pessoas apresenta risco de dependência do telemóvel

Um estudo levado a cabo pela NOVA Information Management School (NOVA IMS) sobre os hábitos dos portugueses no uso de dispositivos móveis indica que 45% dos participantes passa mais de três horas por dia no telemóvel em actividades fora do âmbito laboral.

05/03/2024  Última atualização 07H40
© Fotografia por: DR

Mais ainda, os participantes parecem reconhecer que passam demasiado tempo à frente do ecrã do telemóvel. A pesquisa concluiu que 70% dos inquiridos reconhece que dedica uma "parte significativa” do seu tempo a plataformas de entretenimento disponíveis através do dispositivo móvel.

O estudo da NOVA IMS pretende ser um retrato da forma como os portugueses encaram os respectivos dispositivos móveis, sendo que um em cada cinco apresenta risco de dependência destes equipamentos.

"O nosso estudo indicia que a relação de dependência dos portugueses face aos seus dispositivos móveis seja mais forte do que o inicialmente previsto. A elevada frequência de uso e o significativo risco de dependência, especialmente entre os mais novos, alerta para a necessidade de promover uma utilização mais consciente e equilibrada da tecnologia”, afirma o Professor Associado da NOVA IMS e subdirector para a área de Investigação, Diego Costa Pinto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial