Desporto

Emerse Fae: “Morremos, mas ressuscitamos”

O técnico da Côte d'Ivoire, Emerse Fae, diz que a sua equipa se sentiu “ressuscitada” no Campeonato Africano das Nações, CAN'2023, depois de reverter o seu início desastroso e chegar notavelmente às meias-finais.

05/02/2024  Última atualização 08H55
Técnico anfitrião realça a capacidade de recuperação evidenciada pela sua equipa na prova © Fotografia por: DR

Os Elefantes só se classificaram na fase de grupos como um dos melhores terceiros colocados, após derrotas para Guiné Equatorial e Nigéria. Fae foi nomeado para assumir o comando da equipa interinamente, depois que o técnico Jean Louis Gasset foi demitido, devido ao início desastroso do país anfitrião na competição.

A Côte d'Ivoire não conseguiu garantir a qualificação automática para a fase a eliminar do torneio, pois foi derrotada por 4-0 pela Guiné Equatorial no último jogo do grupo, o que levou à demissão do francês.

A equipe parece ter virado a esquina depois que Fae assumiu o comando e agora conduziu-na até as meias-finais. Mas Fae revelou: "Ele disse aos jogadores que estávamos mortos após a derrota contra a Guiné Equatorial e que ressuscitamos após o jogo de Marrocos com a Zâmbia”.

Essa tábua de salvação permitiu à Côte d’Ivoire surpreender o actual campeão Senegal e derrotar o Mali, de 10 jogadores, após prolongamento, para marcar uma meia-final com a RD Congo. Fae admitiu ter experimentado um turbilhão de emoções durante a dramática vitória com o Mali. "Tive todas as emoções passando pela minha cabeça, tentando reflectir para ver as substituições ideais”, disse ele.

Com os Elefantes se destacando depois de serem eliminados, Fae não dá nada como garantido antes de enfrentar a RD Congo.

"Quando se chega às meias-finais joga-se contra equipas de grande qualidade. Por isso, vamos preparar-nos”, afirmou o treinador.

Depois do constrangimento da fase de grupos, Fae planeou uma notável reviravolta na sorte. Os seus Elefantes ressuscitados agora estão a apenas a dois jogos de vencer o torneio de forma incrível.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto