Desporto

Emílio Nsue conquista bota de ouro sem oposição

O capitão da Guiné Equatorial, Emilio Nsue, sagrou-se melhor marcador da Taça das Nações de 2023 (bota de ouro), com cinco golos, apesar da eliminação dos equato-guineenses nos oitavos-de-final.

13/02/2024  Última atualização 08H02
© Fotografia por: DR

O avançado marcou cinco golos em apenas três jogos para conquistar a "Chuteira de Ouro", seguido do angolano Gelson Dala, cuja selecção se manteve em prova até ao quartos-de-final. Emilio Nsue teve um início emocionante, marcando o primeiro "hat-trick” do torneio frente à Guiné-Bissau.

O influente atleta marcou mais duas vezes na histórica vitória por 4-0 sobre a anfitriã Côte d`Ivoire. Com cinco tentos rubricados nesta maior prova da CAF, Nsue juntam-se a uma prestigiada lista de artilheiros anteriores da AFCON, incluindo Samuel Eto'o (Camarões) e Didier Drogba (Côte d`Ivoire).

Victor Osimhen, Mohamed Salah ou Sadio Mané eram as apostas mais prováveis para serem os principais artilheiros na Copa Africana de 2023. No entanto, o nome inteiramente inesperado, Nsue, faz história.

O recorde de golos numa fase final da Copa Africana pertence a Ndaye Mulamba (Zaire), com nove remates certeiros, na edição de 1974. A 34ª edição do CAN`2023, disputada fora de época, terminou domingo (11) com a consagração da anfitriã Côte d`Ivoire, após vitória sobre a Nigéria, por 2-1.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto