Especial

Empresários demonstram confiança sem potencial no negócios existentes

Dumilde Manuel

Empresários nacionais e estrangeiros, que estão a exportar produtos e serviços na "NewSpace Africa Conference", demonstraram, ontem, em Luanda, confiança e optimismo em relação à obtenção de bons resultados nos negócios durante o evento, que decorre até amanhã no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.

04/04/2024  Última atualização 13H28
Contactos de negócios e projecção de parcerias mais sólidas entre as prioridades © Fotografia por: Edições Novembro
Em declarações ao  Jornal de Angola, os expositores foram unânimes em afirmar que se trata de uma oportunidade clara para estabelecer novas parcerias e divulgar serviços e negócios.

Angola Telecom

Para a directora de Comunicação Institucional da Angola Telecom, Elsa Pedro, o "NewSpace Africa Conference” é um evento crucial para o sector espacial, sendo a primeira vez que acontece na África Austral e Angola com palco principal da referida edição, é motivo de grande orgulho.

Explicou que a Angola Telecom, como operadora incumbente das telecomunicações do país com mais de 30 anos de experiência , não poderia deixar de participar no evento como expositora e patrocinadora.

"A empresa trouxe produtos e serviços operacionais, empresariais e em atacado, além de apresentar o projecto  Angola Connect, que utiliza o AngoSat2 em parcerias com outras empresas do sector para levar conectividade às áreas mais remotas do país”, sublinhou.

Actualmente, esclareceu Elsa Pedro, mais de vinte mil (até terça-feira, pois ontem as informações oficiais davam conta do alargamento para mais 10 mil habitantes, totalizando assim acima de trinta mil, neste momento), são as pessoas já conectadas, através deste projecto.

"As telecomunicações desempenham um papel crucial no desenvolvimento e a Angola Telecom está satisfeita em contribuir para esse progresso”, disse.

MSTelcom

A presidente da Comissão Executiva (PCE) da MSTelcom, Felisberta de Jesus, esclareceu que além de expor os produtos já apresentados em portfólio, está a lançar os produtos relacionados ao AngoSat2, demonstrando o compromisso com a inovação e avanços tecnológicos.

Um tema da MSTelcomque Felisberta de Jesus destacou são os operadores como tendo papel crucial e de parceiro importante do Governo na exploração do AngoSat2, pois "sem a actuação desses operadores não se conseguiria alcançar a população e as empresas,” sublinhou.

A gestora acrescenta que "é fundamental reconhecer o papel essencial dos operadores na distribuição eficaz dos serviços de comunicação via satélite, garantindo o acesso e a conectividade necessária para o desenvolvimento socioeconómico na região Austral de África".

Ressaltou que o Governo possui um satélite e depende dos operadores para garantir que os serviços cheguem efectivamente às empresas, tanto a nível nacional quanto nos países limítrofes.

De acordo com Felisberta de Jesus, está reforçado o compromisso de colaboração com o Governo e outros parceiros para contribuir com o desenvolvimento  tecnológico e possibilitar o acesso a serviços de comunicação avançados em toda a região.

 ReOrbit

O representante da ReOrbit, uma empresa finlandesa desenvolvedora de satélites baseados em software, Bevanja de Melo, explicou que a sua comphania está focada no  sector espacial, especificamente no desenvolvimento, design e criação de satélites.

A empresa busca colaborar com companhias interessadas em lançar satélites próprios, agências espaciais e governamentais que desejam desenvolver os programas espaciais nacionais. Além disso, a ReOrbit tem um programa para desenvolver capacidades técnicas locais em parceria com as agências espaciais.

Bevanja Melo ressaltou que a empresa realiza todas as etapas internamente, desde o design até a construcção dos satélites e  até o seu  lançamento. Logo, "não se trata apenas de consultoria, mas sim de execução completa dos projectos”.

O representante conta que a ReOrbit foi fundada em 2019 e conta com diversos parceiros, incluindo o apoio maioritário do Governo finlandês e parcerias com a agência espacial da Argentina.

Bevanja Melo tem o interesse em estabelecer uma sede em Angola, através de parcerias locais para desenvolver satélites em conjunto, utilizando infra-estruturas existentes ou integrando engenheiros locais no processo de construção de satélites.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial