Economia

Empresários zambianos têm interesse no Cuando Cubango

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

Cerca de 40 empresários zambianos mostraram interesse em investir na província do Cuando Cubango, nos sectores da Agricultura, Exploração de Recursos Minerais, Saúde, Educação, Turismo, Construção de infra-estruturas de hotelarias, entre outras áreas que constituem oportunidades de negócios.

18/04/2024  Última atualização 11H53
Delegação zambiana foi recebida em Menongue pela vice-governadora para o Sector Político, Económico e Social © Fotografia por: Lourenço Bule | Edições novembro

A intenção foi manifestada ontem, na cidade de Menongue, pelo Cônsul-geral da República da Zâmbia nas províncias da Lunda Sul, Moxico e Cuando Cubango, Boniface Musumali, no final de um encontro que manteve com a vice-governadora para o Sector Político, Económico e Social, Helena Chimena. Nos próximos dias, uma equipa de empresários zambianos vai deslocar-se à província com o objectivo de explorar as áreas de negócio.

Boniface Musumali avançou que depois do encontro que se realizará entre os homens de negócios e membros do governo da Zâmbia e do Cuando Cubango, vai -se traçar os planos directores para a materialização dos sectores de interesses em investir nesta região, como já está a ser feito na província do Moxico.

Segundo o Cônsul-geral da Zâmbia nas províncias da Lunda Sul, Moxico e Cuando Cubango, disse que o seu país está determinado a promover acções concretas que visam ajudar Angola a desenvolver, principalmente nas províncias limítrofes com o território zambiano.

As províncias do noroeste e ocidental da Zâmbia mostram um grande interesse em implementar um processo de geminação com o Cuando Cubango, para poder melhorar a vida das populações.

Os empresários zambianos  já promovem negócios transfronteiriços com os governos das províncias da Lunda Sul e Moxico, cujo interesse para alargar este quesito é extensivo para o Cuando Cubango que é uma região propícia para investir nos sectores da agricultura, mineração, educação e saúde, com a formação de quadros nas referidas áreas.

O diplomata destacou que o projecto de construção do Corredor do Lobito é uma mais-valia para o seu país, tendo em conta que para além de melhorar a circulação de pessoas e bens, assim como trocas comerciais, permitirá a ligação da Zâmbia e Angola, através da fronteira do Jinbe.

Na ocasião, o responsável convidou os membros do governo do Cuando Cubango a efectuar uma visita ao seu país para participarem numa exposição internacional das potencialidades da Zâmbia, que decorrerá entre os finais do mês de Julho e princípio de Agosto do ano em curso.

Por sua vez, a vice-governadora do Cuando Cubango para o Sector Político, Económico e Social, Helena Chimena, considerou a intenção dos empresários zambianos em investir na província é uma mais-valia, porque esta região do sudeste de Angola necessita de apoio de todos para que possa desenvolver-se cada vez mais, para o garante do bem-estar das suas populações.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia