Sociedade

Empresas e individualidades distinguidas no âmbito social

Engrácia Francisco

Jornalista

A empresa angolana de construção Omatapalo venceu, sexta-feira, em Luanda, o grande pémio Forbes África Lusófona Responsabilidade Social 2024, que contou com a participação de 22 instituições em oito categorias.

22/04/2024  Última atualização 08H59
Responsável do banco BAI oferece um prémio à escritora moçambicana Paulina Chiziane © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro

De acordo com o fundador da Forbes, Ngunu Tiny, o prémio visa reconhecer entidades empresariais, figuras públicas e membros da sociedade civil, bem como distinguir projectos que contribuam positivamente para o bem-estar das comunidades.

Além de ser a grande vencedora, a construtora Omatapalo venceu ainda a categoria Engenharia e Construção, pelo trabalho que tem desempenhado há mais de 20 anos, na cidade do Lubango, tendo proporcionado apoio em questões de alimentação, saúde e habitação e educação às comunidades.

A empresa estatal Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) venceu a categoria "Sector Público Empresarial", desta segunda edição do prémio, em que foi a única concorrente. 

Para a administradora não executiva da Sonangol, Cátia Epalanga, o prémio foi especial porque representa tudo que a empresa tem vindo a fazer ao longo destes anos, de forma a impactar a vida dos cidadãos.

"É um reconhecimento dos vários trabalhos de impacto social que vamos desenvolvendo nos sectores do desporto, cultura, educação e saúde, com grande enfoque para os Sonas Jovem, Revitalização e Ambiental, projectos alinhados à sustentabilidade”, citou.

Na categoria "Logística & Transporte” venceu a empresa A.L.A Kwame Express, que desenvolveu um projecto de alimentação de mais de 300 crianças do município de Viana.

No "Sector Financeiro”, o Banco de Fomento Angola (BFA) venceu a categoria, enquanto a categoria "Comércio & Indústria” foi para a empresa Lacto Rp, que se dedica à produção do Leite Pascual e destacou-se na formação de mais de 20 mil estudantes, em 2023.

A Pumangol venceu a categoria "Petróleo, Gás & Minas”, pelo segundo ano consecutivo, pelo desenvolvimento de actividade de sustentabilidade, com exemplo da escolinha de Benguela, que possibilitou a formação de mais de mil crianças, bem como trabalhos de aconselhamento sobre saúde em Luanda.

Nas "Telecomunicações”, a empresa UNITEL foi distinguida vencedora pelo facto de procurar fazer chegar às comunidades a educação, saúde e desempenhar um papel fundamental para o desenvolvimento da cultura e do desporto angolano.

Durante o acto, o Banco Angolano de Investimento recebeu uma menção honrosa e foram, igualmente, distinguidos, na categoria de "Heróis anónimos”, a Change 1’s Life, a Fundação Cuerama e o Ministério Programa Criança Feliz, pelo trabalho que têm desempenhado em prol do desenvolvimento humano a nível das comunidades, com grande destaque para as crianças.

A escritora moçambicana Paulina Chiziane arrecadou o prémio individualidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade