Sociedade

ENCIB inicia trabalhos de “tapa buracos”

António Cristóvão

Jornalista

A Empresa Nacional de Construção de Infra-Estruturas Básicas - Unidade Económica Estatal (ENCIB-UEE) arranca, no início da próxima semana, no município de Luanda, com os trabalhos de reposição do pavimento asfáltico nas Ruas Cónego Manuel das Neves, no São Paulo, Nicolau Gomes Spencer, 1º Congresso do MPLA, Bula Matadi, na Vila Alice, avenida Deolinda Rodrigues, para além da rotunda entre a Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP).

04/04/2024  Última atualização 11H09
Instituição recebeu equipamentos para ajudar a mitigar os danos provocados pelas chuvas nas principais ruas de Luanda © Fotografia por: António Cristóvão | Edições Novembro
A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo director-geral da ENCIB-UEE, Ivalino Garcia, que anunciou a continuação de constituído um novo grupo de trabalho para a realização desta empreitada na zona urbana da capital.

"Estamos a montar uma nova equipa que vai atender a recolocação do pavimento em alguns buracos no município de Luanda. São trabalhos a serem efectuados pela ENCIB nos próximos dias”, garantiu.

Além da restituição do tapete asfáltico naquelas artérias, Ivalino Garcia informou que os trabalhos vão continuar até final deste mês nas ruas Rainha Ginga, na Baixa de Luanda, Senado da Câmara, junto à Igreja da Nossa Senhora de Fátima (ex-São Domingos), no distrito urbano do Rangel.

A ENCIB, garantiu, realizou, também, algumas intervenções semelhantes nas ruas de Capelo de Ivens, na Baixa de Luanda, e Nicolau Gomes Spencer, nas imediações do Hospital Militar Central.

Ivalino Garcia anunciou que, entre os meses de Maio e de Junho, as obras estarão viradas para o município do Cazenga, para uma empreitada de 60 dias.

Metas

Até final de Abril, informou, a empresa vai ter, na íntegra, a reposição do pavimento de todas as áreas alvos. "Entre Maio e Junho, vamos trabalhar no município do Cazenga, com o apoio da Administração Municipal. A meta é fazer todo o trabalho em aproximadamente 60 dias”, disse.

Em relação à lentidão na reparação dos buracos nas vias da capital do país, o engenheiro de construção civil admitiu que fica difícil trabalhar no tempo chuvoso, devido à contrariedade da época. "É mais fácil trabalhar no tempo seco. Há uma maior aceleração na degradação dos pavimentos na época de chuva, porque ficam flexíveis com a quantidade de chuva sque têm o período ou tempo útil reduzido”, disse o responsável, acrescentando que as solicitações das administrações municipais para os trabalhos de intervenção ocorrem após o cessar das chuvas.

Apesar dos danos provocados pela acção das chuvas, Ivalino Garcia reconheceu, também, que o objectivo da empresa é mitigar o problema, de forma a evitar constrangimentos no tráfego da província de Luanda.

Serviços

A principal fonte de receita da ENCIB, adiantou, são os serviços prestados ao Governo Provincial de Luanda (GPL), através das Administrações Municipais, nomeadamente, na construção de passagem e limpeza de rede hidráulica, manutenção, fiscalização, instalação e manutenção de postos de iluminação, pintura de lancis, sinalização horizontal, fornecimento e colocação de sinais verticais, corte de travessias para a construção de ductos para fibra óptica e venda de inertes para o ramo da construção civil.

Ivalino Garcia referiu que a empresa tem como objecto social a realização de obras públicas de infra-estruturação básica, como a pavimentação de vias estruturantes, secundárias e terciárias, construção de valas de drenagem, reparação e manutenção de condutas de águas pluviais e residuais, fiscalização de obras e exploração e comercialização de inertes.

Salários

Os salários referentes ao período de 2019 dos trabalhadores da ENCIB-UEE estão a ser amortizados, desde o princípio do ano pela instituição, disse, ontem, em Luanda, o director-geral da empresa.

Ivalino Garcia garantiu que dos 14 salários em atraso a empresa efectuou o pagamento apenas de três vencimentos. "Neste momento, são 11 salários em atraso. Estão regularizadas as remunerações de 2021/22 e 23. Este ano, não temos nenhum problema de vencimentos em atraso”, garantiu.

Em relação aos projectos da empresa, deu a conhecer que, actualmente, a ENCIB-UEE está a realizar uma empreitada de aproximadamente quatro quilómetros no município de Viana. "A obra arrancou com a terraplanagem de algumas ruas do Pólo Industrial de Viana. É um local bastante importante para a província de Luanda e necessita de melhoramento”, declarou.

Além deste trabalho, avançou, a ENCIB está a efectuar, também, trabalhos no bairro Popular, distrito urbano do Neves Bendinha. A empreitada, explicou, inclui a reparação de infra-estruturas, com realce para a drenagem das águas residuais e pluviais, iluminação pública, passeios, lancis e pavimentação.

No município de Luanda, esclareceu, a empresa está a realizar, também, trabalhos de drenagem e depois vai fazer a pavimentação de algumas ruas. No Belas, continuou, foi efectuada a recolocação da camada betuminosa, para melhorar a qualidade do tráfego.

Brigadas

A Empresa Nacional de Construção de Infra-Estruturas Básicas tem um total de sete brigadas para a realização de obras de terraplanagem, pavimentação, drenagem e inclui os passeios, lancis e valetas, anunciou, ontem, o director-geral.

Actualmente, realçou, foram constituídas duas brigadas para os trabalhos de terraplanagem, três com vista à pavimentação e igual número para os serviços de drenagem. "O número de efectivos por cada um destes grupos altera, frequentemente, e está dependente da complexidade de intervenção da empreitada”.

O responsável admitiu que a empresa está sem capacidade para atender todos os pedidos das administrações municipais da província. "Luanda é extensa e possui nove municípios. A ENCIB não consegue dar resposta a todos. Por isso, temos os parceiros privados que estão no conjunto de programas para tentar resolver os problemas”, asseverou, acrescentando que são frequentes as solicitações das administrações municipais para a intervenção.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade