Desporto

Equipas mostram prontidão para a sequência da prova

José de Mátis

Jornalista

Depois de certado o calendário, com a realização de todos os jogos que estavam pendentes, em função de várias razões, parece estarem criadas as condições para o arranque da segunda volta do Girabola. Com efeito, é já no próximo fim-de-semana que a bola e as emoções regressam aos campos.

26/03/2024  Última atualização 08H10
Campeonato Nacional de Futebol está de volta aos relvados no próximo sábado para o turno decisivo © Fotografia por: DR

A competição retoma com três equipas a chamar para si o protagonismo, aquelas com mais probabilidades de discutirem o título ao milímetro, a despeito daquilo que trataram evidenciar no primeiro turno, em que foram, claramente, superiores aos demais concorrentes.

Petro de Luanda, Desportivo da Lunda -Sul e Sagrada Esperança foram as equipas que tiveram maior índice de produtividade, safra que justifica a sua colocação na tabela classificativa, com números que superam, de longe, os demais intervenientes da competição, que terão de melhorar muito na segunda volta.

Na verdade, a correlação de forças e a proximidade de pontos, Petro(34), Desportivo da Lunda-Sul (33) e Sagrada Esperança(31) leva a prever uma batalha sem quartel entre estas equipas nas próximas 14 jornadas. Atribuir favoritismo a esta ou aqueloutra equipa, seria, se calhar, um exercício de risco, embora pareça legítimo olhar para o campeão nacional, como quem esteja em melhor condição.

Ainda assim, isto não é tudo, sabendo que muitas vezes as previsões se situam distantes da realidade factual, como o mundo do futebol já tratou de mostrar em muitas ocasiões. Melhor mesmo, é aguardar pela retoma da competição e ver como vão as equipas se comportar, de modo que possamos fazer um juízo de valor sobre quem é quem mais exacto.

Entretanto, os números mostram que a turma do Eixo-Viário é até ao fim da primeira volta, a equipa que não averbou sequer uma derrota, e a que teve maior pendor ofensivo, tendo sacudido as redes adversárias em 30 ocasiões, perfazendo uma média de 2,14 golos por jogo, uma safra a todos os títulos fantástica.

Deste número de golos, o brasileiro Tiago Azulão, principal activo da equipa, contribuíu com cinco, número que fica muito aquém da sua capacidade concretizadora, em função das maleitas que lhe foram apoquentando. Tudo quanto se espera, é que o jogador entre em forma para a segunda volta e possa recuperar o estatuto de "abono da família".

O surpreendente Desportivo da Lunda-Sul não deve ficar à parte quando o diálogo versa sobre candidatos à conquista do título. Foi a equipa que mais tempo permaneceu na liderança da prova. Orientada por Maurílio Silva, surpreendeu a tudo e a todos, tendo sofrido apenas uma derrota diante do Santa Rita de Cássia.

Os ventos do leste sopram com suavidade no campeonato. Depois do Desportivo da Lunda-Sul, encontramos o Sagrada Esperança, outra formação que mostra nível competitivo capaz de levar ao título, depois de já o ter feito em duas ocasiões, nomeadamente em 2005, com Mário Calado e 2021, com Roque Sapiri. Igual ao seu vizinho, também soma apenas uma derrota.

Na zona movediça da classificação, tudo continua feito uma emaranhada teia de aranhas. União de Malanje, Sporting de Cabinda, Interclube e Recreativo do Libolo lutam pela vida, com números aproximados, sendo a turma do Cuanza-Sul a lanterna vermelha.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto