Economia

Esclarecidos motivos da descontinuação de cheques

António Cruz | Washington

Jornalista

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Tiago Dias, disse que a recomendação económica de descontinuação da emissão de cheques bancários tem por base os elevados investimentos no seu processamento e a sua reduzida utilização.

17/04/2024  Última atualização 08H05
Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Tiago Dias © Fotografia por: DR

Tiago Dias falava à imprensa, em Washington, no final de um encontro com o director do Departamento dos Assuntos Africanos do Fundo Monetário Internacional (FMI), Abebe Selassie.

Segundo o governador do BNA, uma avaliação permitiu constatar a redução dos cheques processados anualmente no sistema bancário, devido à preferência por instrumentos alternativos, que funcionam em perfeitas condições.

O aplicativo multicaixa express e as transferências instantâneas, consideradas pela sua maior rapidez e comodidade constam entre os instrumentos alternativos.

Ponderados todos estes factores, "chegamos à conclusão que seria economicamente recomendado que descontinuássemos a emissão de cheques.”

A decisão do BNA sobre a interrupção de emissão e aceitação de cheques no sistema bancário consta num comunicado publicado na sexta-feira, que indica os dias 31 de Dezembro de 2024 para a descontinuação da emissão e 31 de Dezembro de 2025 para a aceitação.

O encontro com o director do Departamento para os Assuntos Africanos do FMI enquadra-se no âmbito das reuniões de Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, que decorre desde segunda-feira até ao dia 21 deste mês, em Washington.

A reunião de ontem, cuja delegação angolana foi chefiada pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, serviu para apresentar o resumo dos recentes desenvolvimentos macroeconómicos, bem como o progresso das reformas e estratégias do Governo angolano, reflectidos no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027.

A delegação angolana foi integrada por representantes dos Ministérios dos Transporte e do Planeamento.

O governador do BNA adiantou que tem agendado um encontro com o Departamento de Tesouro do Banco Mundial, para passar em perspectiva as relações entre as duas instituições, particularmente a respeito da gestão de reservas.

Tiago Dias disse que uma componente das reservas internacionais é gerida pelo Banco Mundial, no âmbito do programa RAMP (Reserves Advisory & Management Program).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia