Desporto

Escola Macovi cria filial em Portugal

Álvaro Alexandre

Jornalista

A Escola Macovi Sport Club tem desde terça-feira, na cidade de Lisboa, Portugal, uma filial denominada “Macovi/Opupe/Almada”, cujo objectivo é massificar o xadrez e congregar a comunidade angolana residente no território português.

01/02/2024  Última atualização 11H05
Massificar o desporto ciência é a meta da colectividade © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

A colectividade social e desportiva surge para cobrir uma lacuna, há muito tempo cobrada pelos angolanos que escolheram o país europeu para residir e alcançar estabilidade em todas as vertentes.

"Respondemos a todos os interessados com a fundação da filial, embora um pouco tarde. Há muito que a comunidade angolana residente em Portugal cobra a implementação do xadrez”, disse Correia Victor "Mbeco”, presidente da Escola Macovi Sport  Club.

A implementação contou com o apoio incondicional da Associação da Comunidade Angolana em Almada.

"Após a fundação, a "Macovi/Opupe/Almada”, ganhou o direito de afiliado da Federação Portuguesa de Xadrez. Ou seja, gozamos os mesmos direitos atribuídos aos outros filiados”, sublinhou Mbeco.

Macovi organiza torneio

Em alusão ao dia do início da luta armada, a Macovi faz disputar o torneio de xadrez, no domingo, a partir das 14 horas, nas instalações da Associação da Comunidade Angolana em Almada (ACAA), em Portugal, sem restrições de participantes e nacionalidades, dos 8 anos aos mais de 70.

O certame é de regime  aberto, todos os interessados podem fazer parte da festa. O sistema de jogo aprovado é suíço a sete jornadas, sendo cinco minutos para o término da partida. O desempate, em caso de igualdade, vai a um match de 3 partidas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto