Mundo

Especialistas cabo-verdianos vão realizar estudos de Saúde

Cabo Verde vai receber, esta semana, 46 médicos especialistas provenientes das suas comunidades radicadas nos Estados Unidos da América para realizar estudos no sector da Saúde, anunciou, na Praia, o ministro das Comunidades, Jorge Santos.

04/05/2024  Última atualização 13H55
© Fotografia por: DR

São Vicente, cidade da Praia, Santiago Norte, Fogo e Sal são as regiões contempladas com a vinda dos especialistas cabo-verdianos, que, no final, farão uma conferência científica de apresentação do estudo em curso da relação entre os Estados Unidos da América e Cabo Verde na área da saúde, segundo a Lusa. O governante, que deu a boa nova na segunda-feira, durante a cerimónia da tomada de posse dos novos órgãos da Associação Cabo-verdiana Alumni dos Estados Unidos (ACA-EUA), disse que "uma boa parte destes técnicos partiram de Cabo Verde como estudantes e hoje estão a retribuir ao país”.

A melhor contribuição que um cabo-verdiano pode dar ao país, disse, é formar o seu próprio percurso, a si próprio, empoderar a própria pessoa para poder estar à altura de ajudar o desenvolvimento de Cabo Verde”, afiançou o ministro.

"A relação de Cabo Verde com os EUA faz parte da história da nação cabo-verdiana e da formação e formatação do que é hoje a nação crioula”, asseverou, tendo sublinhado que os EUA acolhem a maior comunidade cabo-verdiana radicada na diáspora, calculada em mais de 750 mil habitantes, até à quinta-geração.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo